Qualquer empresa pode adotar Inteligência Artificial na gestão de pessoas?

Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, fala sobre as ferramentas em que a IA pode ser aplicada para otimizar a gestão de pessoas e que tipos de empresas elas atendem

A utilização de Inteligência Artificial na gestão de pessoas tem ganhando destaque nos debates do board das organizações. E não é para menos, ferramentas com IA permitem a otimização de diversos processos. No entanto, as dúvidas sobre sua aplicabilidade nas empresas são comuns. Será que a IA cabe no meu RH? Minha companhia tem perfil para adotar essa tecnologia? Que tipos de resultados podemos obter com ela?

Para esclarecer as dúvidas, Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, reflete sobre o tema. Segundo ele, as experiências proporcionadas pela IA já fazem parte da rotina das pessoas e a gestão do capital humano também deve se beneficiar delas.

“Aposto que seu funcionário está, neste momento, cercado de gadgets tecnológicos. Ele usa o Waze para fugir do trânsito, conversa com seus pares e com bots no WhatsApp e aprende seguindo aquele guru no Instagram. Por outro lado, acredito que seu RH já use os meios digitais para encontrar talentos e empregue ferramentas on-line para melhorar os resultados”.

Benefícios da Inteligência Artificial na gestão de pessoas

Inteligência Artificial na gestão de pessoas
Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente

Felipe destaca que a IA no RH não é coisa de filme de ficção científica, nem estratégia utilizada somente nas grandes empresas. “Pelo contrário: ela já é amplamente explorada, ainda que de forma indireta, pela sua organização. O que você talvez não saiba é que os benefícios se multiplicam quando a IA se volta ao seu contexto e às suas demandas específicas”, afirma.

Segundo ele, “com a Inteligência Artificial, os processos ganham profundidade e agilidade, os colaboradores tornam-se mais produtivos, conhecem melhor a equipe e a si mesmos e ganham maior capacidade na tomada de decisão”, afirma.

Felipe relata casos em que empresas passam por desafios que a IA poderia resolver. “Já ouvi de muitos gestores que o grande volume de candidatos para determinada vaga, por exemplo, tornou-se um problema. Que a gestão de seus funcionários tem se tornado difícil mesmo em processos comuns, como em uma simples solicitação de férias. Ou ainda, que gostariam de desburocratizar algumas ações do RH. Muitas vezes, esses gestores nem imaginam que a solução já existe e que é simples e acessível”.

Para expor melhor o assunto, ele reflete sobre a utilização da IA em três ferramentas diferentes. Confira abaixo.

1 – Chatbot

De acordo com Felipe, quando utilizada através de Chatbot, a Inteligência Artificial é uma solução acessível que serve tanto para uma companhia com 70 colaboradores, quanto para uma com 100 mil funcionários.

“A implementação da ferramenta dependerá muito mais do mindset do que do porte da organização. Enquanto uma empresa menor irá fazer melhor uso da IA como um assistente personalizado e ágil, a grande terá um maior ganho de escala. De fato, quanto maior for a empresa, mais bem alimentado será o sistema e maior será a produtividade gerada, conferindo mais inteligência aos processos e menor custo por indivíduo”, afirma.

2 – Games

Quando se trata de gamificação, o Presidente destaca que será necessário um perfil de alta rotatividade para que a Inteligência Artificial otimize o processo.

“Seu desempenho depende da volumetria de candidatos, geralmente encontrada em posições como de call center, de vendas, de estágio e de trainee. Isso ocorre, pois, quanto mais a solução for utilizada, mais informações a IA consegue coletar, aprender e mais inteligente ficará o processo”.

3 – People Analytics

Já o People Analytics contempla outras estratégias. Segundo Felipe, seu maior trunfo é que as plataformas trazem insights que não seriam vistos, possibilitando solucionar questões que muitas vezes ficam ocultas.

“Costumo dizer que os benefícios trazidos pela IA são tão claros que não é necessário um esforço de defesa para engajar os líderes e colaboradores. Não existe solução mágica, mas os ganhos são evidentes e o investimento pode ter um retorno rápido, se a IA for bem aplicada e ‘treinada’. Seja na redução de tempo em tarefas repetitivas, seja no aumento da produtividade de seus processos, a IA irá revolucionar seu RH”, finaliza.

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Essa matéria foi publicada em 11/11/19 e atualizada em 05/10/2021.

leticia.almeida

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