Intraempreendedorismo: a inovação pode estar dentro de casa

Data 30/05/2016

O intraempreendedorismo, também conhecido como o empreendedorismo corporativo, tem sido o segredo das grandes organizações para se manter no topo da lista das mais inovadoras. A Google, por exemplo, destina 20% do tempo dos seus funcionários para projetos pessoais. Isso significa que o colaborador fica livre em um dia da semana para se dedicar às suas ideias. Dentre os vários resultados obtidos com a iniciativa, a criação do Gmail, e-mail do Google, certamente é o mais conhecido.

Seguindo o exemplo da gigante norte-americana, a Santo Digital, startup brasileira considerada a principal parceira do Google Apps for Work para a América Latina, também dedica, desde 2014, 20% do tempo dos seus colaboradores em projetos paralelos. O intuito da empresa é reter os jovens em potenciais e permitir que eles se sintam donos do negócio. Um desses jovens é o Gerente de Vendas Flávio Valiati que entrou para o time da Santo Digital em 2013. Ele usou seu “tempo criativo” para colocar em prática um programa de orientação profissional direcionado a jovens, o Vamos Subir. A iniciativa funciona através de um blog que tem como objetivo principal incentivar e inspirar jovens a crescer mais rápido em suas carreiras através da mudança de comportamento e atitudes.

Em entrevista à Huma, Flávio explica como funciona essa cultura de incentivo ao empreendedorismo dentro da Santo Digital. Confira a entrevista na íntegra!

Huma: Quando a SantoDigital começou a atuar com ações que visam incentivar o empreendedorismo na própria empresa? As ações fazem parte de algum programa específico?

Flávio Valiati: Começamos com esse projeto em 2014. Sempre tivemos muito contato com empreendedores e investidores e isso trouxe o insight: “por que não incentivarmos o empreendedorismo aqui dentro? ”. Vimos no intraempreendedorismo uma forma de manter os funcionários motivados.

Huma: Como a empresa incentiva seus funcionários a serem empreendedores no dia a dia?

Flávio Valiati: Eu trabalho há dois anos na Santo Digital e usei o “tempo criativo” disponibilizado pela empresa para colocar o projeto Vamos Subir em prática.  Começar um empreendimento dessa forma representa mais segurança. Também traz a mesma independência de criação que eu teria se trabalhasse como autônomo, mas com a vantagem de ter apoio financeiro e menos riscos.

Huma: A empresa oferece algum tipo de reconhecimento para os colaboradores que empreendem e propõem ideias inovadoras?

Flávio Valiati: Sim, ela apoia as melhores ideias com recursos financeiros. No caso do “Vamos Subir”, por exemplo, a Santo Digital entrou com o investimento inicial e apoiou a divulgação do programa.

Huma: É possível falar em resultados? Ou seja, a empresa vem conseguindo notar entregas diferenciadas ao incentivar o empreendedorismo?

Flávio Valiati: Os funcionários ficam mais engajados com e, consequentemente, trazem resultados melhores. Isso é muito nítido, principalmente entre os jovens da geração milênio, que são ávidos por desafios e oportunidades para criar novas ideias. Nós, inclusive, recebemos muitos currículos de jovens que querem trabalhar conosco por esse motivo.

Huma: Por que é importante incentivar o empreendedorismo dentro das organizações?

Flávio Valiati: Quando se incentiva o colaborador a criar e empreender é como se mais cabeças estivessem pensando em formas de impulsionar o crescimento da empresa. Além disso, os empreendedores contribuem positivamente com a sociedade de forma geral.

Huma: Quais as tendências em empreendedorismo corporativo para os próximos anos?

Flávio Valiati: As pessoas estão apostando cada vez mais no intraempreendedorismo. Com isso, a tendência é que as ideias de melhorias e otimização venham de dentro da empresa e que não existam departamentos exclusivos de criação. Acredito que todos os departamentos conseguem desenvolver internamente as soluções necessárias para melhorar seu dia a dia.

Flávio Generoso Valiati é Gerente de Vendas da Santo Digital. A Santo Digital foi fundada em 2010. É especializada na venda, implementação e suporte técnico do pacote Google Apps for Work, que conta com as ferramentas Gmail, Drive, Hangouts, Docs, Planilhas, Apresentações, Agenda e Sites, tendo sido reconhecida como representante oficial Google e revelação Rising Star entre os principais parceiros da América Latina.

 

Em um mercado competitivo que necessita de profissionais inovadores, é imprescindível que a contratação de novos funcionários seja efetiva. Com o Gen.te Integra – Recrutamento e Seleção da LG lugar de gente, você encontra o candidato certo sem deixar de atender as exigências legais, as regras e os controles da organização. 

Quer saber mais? Entre em contato com a LG!

Notícias relacionadas: 

O momento do profissional inovador

Empregos tradicionais atraem empreendedores

Aumenta a valorização do profissional empreendedor

Comentários