Jovem prefere trabalhar em pequena empresa, diz pesquisa

Data 22/08/2012

Grandes companhias devem ter cada vez mais dificuldades para encontrar e reter jovens talentos. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos com profissionais de 18 a 29 anos indicam que eles preferem trabalhar em pequenas empresas, onde tenham mais possibilidades de empreender.

De acordo com o levantamento, feito pelo site PayScale e pela consultoria Millennial Branding, os jovens da chamada geração Y estão empregados principalmente em pequenas empresas, com menos de cem funcionários –47% dos entrevistados estão em firmas desse porte. A menor parte (23%) trabalha em companhias com mais de 1.500 funcionários.

Dan Schawbel, sócio da Millennial, diz que em parte isso acontece porque é mais fácil conseguir empregos em empresas desse porte, mas o fenômeno vai além disso. Os jovens, disse ele à revista "BusinessWeek, estão mais dispostos a correr riscos. "É uma geração mais empreendedora, se comparada a outras", afirma.

Apesar disso, grandes empresas do ramo de tecnologia, que dão prioridade à inovação, pagam salários mais altos e possuem uma estrutura corporativa mais flexível também atraem esse público.

Prova disso é que todas as cinco primeiras "empresas dos sonhos" entre as pessoas consultadas são do setor de tecnologia: Qualcomm, Google, Medtronic, Intel e Microsoft.


Essa notícia foi publicada no site Folha.com, em 22/08/2012