LGPD em vigor: tecnologia pode facilitar implementação

O RH deve estar alerta às exigências da nova lei e buscar meios de transmitir aos colaboradores uma nova postura de tratamento dos dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei 13.709/2018, que era adiada desde 2018, entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. A partir de agora, todas as empresas devem atender aos critérios exigidos no texto, sujeitas a multas e sanções aplicáveis a partir de agosto de 2021.   

Os objetivos da lei são regulamentar e assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados de qualquer pessoa física ou jurídica, empresa pública ou privada, além de dar mais transparência sobre o uso das informações obtidas.

Como já era discutido antes de sua sanção, a LGPD chega para criar regras e proteger todos os dados disponíveis no mercado. Um sinal de alerta à área de RH, que diariamente manuseia informações sensíveis, o que torna a adaptação às obrigações ainda mais urgente.

Quem são os aliados durante a adequação?

Mesmo com as penalidades previstas ainda para o meio do ano que vem, é fundamental que as empresas busquem compreender os detalhes exigidos pela LGPD e iniciem o processo de adaptação o quanto antes. O tempo aqui pode ser um aliado ou um vilão, visto que, de acordo com o tamanho da empresa, o volume de informações pode ser grande e o processo de adequação pode durar meses.

Nesse cenário, fica evidenciado o papel do RH na linha de defesa, dado o alto volume de informações sensíveis que a área trabalha. Por vezes, se torna necessária a busca de parceiros que forneçam tecnologia para gestão de pessoas que tenham expertise em relação à segurança da informação.

Participação integral dos colaboradores

Durante a execução do projeto de adequação à lei, os colaboradores devem ser incluídos como agentes ativos no que se refere às novas regras. Esse processo pode ser complexo, contudo, adotando o foco na comunicação, treinamentos e constantes revisões, o desafio pode ser minimizado.

Como parte da estratégia dessa etapa, games e cursos on-line podem atuar como facilitadores no aprendizado das novas regras. Essas soluções têm sido difundidas no mercado de educação e prometem transformar a experiência dos colaboradores em relação ao volume de novas informações que precisam ser absorvidas.

É o que ressalta Eliane Dilinsk, Gerente de Operações LMS e Games da LG lugar de gente. “O curso on-line apoia a formação dos colaboradores para os aspectos da LGPD de forma bem objetiva e didática, e a gamificação apoia a sustentação do aprendizado, de uma forma bastante divertida e eficaz, em que se desafiam e testam seus conhecimentos”, explica.

Como aposta nesse formato, a LG disponibiliza ao mercado seu curso personalizado sobre a LGPD. Composto por uma trilha de conhecimento dinâmica e interativa, e um game com interface intuitiva, ambos oferecem alto potencial de absorção e conteúdo completo.

Conheça o Kit LGPD oferecido pela LG lugar de gente

Apoio digital para adequação à LGPD

A gamificação e os cursos à distância já são uma tendência consolidada, consequência do avanço da transformação digital. Por isso, utilizar esses recursos em mais esse desafio pode trazer diversos ganhos à área de RH e aos colaboradores, segundo Eliane Dilinsk. “Eles ganham mais autonomia para realizar o curso no melhor horário de suas agendas, a área de treinamento otimiza os trabalhos operacionais, além da redução dos custos com infraestrutura e eventual contratação de professores ou facilitadores”, diz.

Por fim, ela deixa um recado às empresas que ainda não fizeram uso dessas novas plataformas. “Para minimizar o receio de investir em cursos on-line e games, recomendo que pesquisem a respeito desses objetos educacionais digitais ou até mesmo que realizem um benchmarking com empresas que já utilizam. Além disso, é recomendável uma experimentação para iniciarem aos poucos a cultura digital em suas empresas”, finaliza.


Como sua empresa tem preparado seus colaboradores para a LGPD? Conscientizar os funcionários sobre a importância da proteção de dados é um desafio para o seu RH? Conheça o Kit LGPD ofertado pela LG lugar de gente, composto por um curso on-line e games e veja como eles podem ajudar sua companhia. Clique aqui para conferir.

Rômulo Santos

Rômulo Santos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.