Líderes excepcionais: oito virtudes exclusivas deles

Data 04/05/2015

Você sabe quando está ao lado de um(a) grande líder. No mínimo, sente vontade de ser influente e equilibrado(a) como aquela pessoa. Mas você talvez não saiba o que exatamente torna esses líderes excepcionais. Preste bastante atenção, porque aqui vão alguns segredos por trás do encantamento que essas pessoas provocam, e você vai ver que não é mágica. Na verdade, os melhores líderes…

1. Perdoam e esquecem os erros

Quando um colaborador comete um erro, especialmente um grande erro, o primeiro impulso é descer a lenha. No entanto, líderes excepcionais são capazes de dar um passo atrás, relevar e pensar na trajetória daquele profissional. Assim, conseguem esquecer o erro, porque sabem também que um erro não esquecido compromete a confiança e o desempenho do profissional que errou. Por isso, a estratégia mais sábia é lhe dar uma nova chance para surpreender, até que as expectativas sobre ele sejam renovadas.

2. Permitem que o time aprenda suas próprias lições

É mais fácil questionar um colaborador até garantir que a lição foi aprendida do que deixar que o profissional aprenda suas próprias lições. Acontece que as lições que aprendemos por nós mesmos são as lições de que nos lembramos para sempre. Grandes profissionais não precisam ser repreendidos, eles sabem o que fizeram de errado. Por isso, líderes excepcionais direcionam seu colaborador até descobrir o que houve e o que fazer para corrigir o erro.

3. Descobrem o que dá emoção às pessoas

Líderes investigam até entenderem o porquê do surgimento de pseudochefes. Às vezes, os colaboradores assumem tarefas ou funções sem aprovação nem justificativa. Às vezes, disputam uma posição, armam um jogo de politicagem ou ignoram os objetivos da empresa na busca de objetivos pessoais. Quando isso acontece, é fácil supor que eles não ouviram ou não se importam. Mas quase sempre há uma razão mais profunda: eles se sentem sufocados, estão magoados porque não têm grandes papéis e estão tentando encontrar um significado no seu trabalho.

4. Transformam objetivos da empresa em metas pessoais

A lógica é a seguinte: para quem você trabalharia mais: para uma empresa ou para você mesmo? Por isso, o líder excepcional faz seus colaboradores sentirem como o trabalho os beneficiará tanto quanto à empresa. Que habilidades intelectuais e sociais poderão desenvolver e provar ao grupo que têm? Se a equipe vir no projeto uma chance de brilhar e ser reconhecida, irá se empenhar por um propósito pessoal, não por uma “meta do mês”.

5. Não veem o controle como recompensa

Muitos querem desesperadamente ser chefe para finalmente dar as ordens. Líderes genuínos não têm essa prioridade e são designados para controlar porque, antes de tudo, são um braço direito. Seja para um cliente que está decepcionado, um vendedor que se sente enganado, um colega de trabalho magoado. Seja qual for o problema, os melhores líderes sabem se por no lugar e apoiar o seu time porque, do contrário, a autoconfiança e a autoridade dos colaboradores serão prejudicadas.

6. Sabem quais decisões lhes competem

Quando uma decisão precisa ser tomada, a pessoa mais indicada a fazer isso não é necessariamente o líder, mas o profissional mais próximo do problema. Uma das virtudes ocultas dos líderes excepcionais está no fato de eles entenderem quando não são a pessoa certa para tomar certas decisões. Então, indicam a pessoa adequada, não porque querem evitar tomar certas decisões, mas por humildade e prudência, assumindo que outros conhecem melhor o contexto em questão.

7. Deixam que os profissionais deem ideias

A colaboração gera um potencial muito grande no desempenho dos profissionais. Os maiores líderes sabem que, se os times compartilharem seus conhecimentos e suas dúvidas, por exemplo, por meio de pequenas palestras da própria equipe, do rodízio de papéis e de grupos de estudo, grandes ideias surgirão. Além disso, os colaboradores ficarão não só mais próximos como também mais conscientes da importância de ouvir e questionar para aprender a comunicar e vender o produto ou serviço da empresa.

8. Voltam para casa com a sensação de que poderiam ter feito mais

Essa é uma virtude oculta. Você não vê, mas eles gostariam de ter tratado sua equipe com um pouco mais de empatia e sentem que poderiam ter feito mais para transmitir confiança aos colegas. E é por isso que, embora você não possa ver, quando líderes excepcionais passam pela porta todos os dias, selam um acordo silencioso com eles mesmos para fazer amanhã um trabalho mais benfeito do que ontem. E quando chega o novo dia, é o que fazem.

Esta notícia foi publicada no blog Runrun.it

Comentários