4 livros que todo líder deve ler

Data 15/01/2019
livros lider

Liderar equipes não é uma atividade fácil. Além de cuidar para que todas as demandas sob sua responsabilidade sejam executadas com excelência, também é preciso estar preparado para lidar com pressões e conflitos, traçar metas, fazer avaliações e dar feedbacks. Nesse cenário, a busca pelo aperfeiçoamento na forma de liderar faz parte do dia a dia dos gestores que desejam ser bem-sucedidos.

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Como conseguir isso? Ter uma rotina de leitura pode ajudar você a atualizar seus conhecimentos e encontrar novas técnicas de liderança. Por esse motivo, a LG lugar de gente convidou executivos e especialistas no tema e preparou uma lista com 4 livros que todo líder deve ler. Confira:

1 – Um novo jeito de trabalhar

Para Arthur Diniz, Sócio Fundador e CEO da Crescimentum, o livro “Um novo jeito de trabalhar”, de Laszlo Bock, Vice-Presidente de RH do Google, é uma obra prima que todo líder deveria ler para se adaptar à nova realidade que vivemos em um mundo disruptivo e exponencial.

“Ele mostra como o Google foi capaz de atrair os maiores talentos para o seu negócio e conseguiu fazer com que atingissem resultados extraordinários. Um novo jeito de trabalhar apresenta os bastidores de uma das mais admiradas empresas do Vale do Silício, compartilhando detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção, a importância da cultura e as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas. O autor retrata de forma impactante a importância da participação ativa dos líderes no recrutamento e, principalmente, no desenvolvimento de suas equipes e finaliza com a importância de dar autonomia para que esses potenciais se tornem realidade e permitam crescimento exponencial a qualquer empresa de qualquer indústria”, ressalta Arthur.

Daniela Mendonça, Presidente da LG lugar de gente, também indica a leitura e destaca que o livro é interessante por vários motivos. “Sabemos que o Google é uma das empresas mais ‘cobiçadas’ para se trabalhar, tendo uma marca empregadora muito respeitada. Esse livro explora a cultura da companhia e de seus fundadores, explica todo o histórico do processo de seleção e comenta sobre outras práticas de gestão de pessoas, o que o torna tão interessante. Ele também abre a mentalidade dos gestores, que passam a perceber que práticas e culturas diferentes também podem levar ao sucesso. Realmente vale a leitura”, recomenda.

2 – Porque fazemos o que fazemos?

Indicado por Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente, o livro “Por que fazemos o que fazemos”, do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, desvenda as principais preocupações das pessoas com relação ao trabalho. “O subtítulo ‘Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização’ resume bem o que esse livro nos faz refletir. Cada vez mais se fala em propósito como a base para a felicidade do trabalho (e na vida). Como se manter motivado? Como motivar os outros através de reconhecimento? Com humildade você terá muito a aprender, ensinar e questionar”, destaca Felipe.

 

3 – O Novo Paradigma da Liderança

Paulo Alvarenga, Sócio Fundador e Vice-Presidente da Crescimentum, recomenda que em 2019 os líderes leiam o livro: “O novo paradigma da liderança”, de Richard Barrett. Segundo Paulo, na obra, o autor fala sobre estilos de liderança coerentes com os princípios de cada gestor.

“Richard Barrett explora um novo tipo de liderança mais voltada para o lado espiritual do ser humano, baseada em valores e princípios mais elevados e que compõem o chamado capital espiritual. Esse capital é o alicerce para o desenvolvimento individual e também das organizações e da sociedade. Ele é alcançado quando ampliamos a nossa consciência sobre ‘o todo’ e do impacto que causamos ao nosso redor. Barrett nos leva a expandir a nossa consciência no que ele chama de ‘Ego’ e ‘Alma’, onde nos mostra que podemos estar focados no ‘Interesse Próprio’, na ‘Transformação’ ou no ‘Bem Comum’. Ele separa tudo isso em níveis de consciência, e em cada nível nos demonstra um estilo de liderança. A partir disso, o gestor pode estabelecer uma cultura de liderança coerente com os objetivos estratégicos de qualquer organização”, explica Paulo.

4 – Who: The A Method for Hiring

Também indicado por Felipe Azevedo, o livro de autoria de Geoff Smart e Randy Sreet fala sobre um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas: a contratação errada. O Vice-Presidente da LG lugar de gente acredita que a leitura pode levar os líderes a encontrar uma maneira de otimizar seus processos seletivos.

“Podemos dizer que Who é um ‘guia de investimentos’ no ativo mais importante de uma empresa: as pessoas. Com ele é possível aprender como utilizar um método assertivo para encontrar e selecionar os profissionais certos para sua companhia e como poupar recursos e tempo ao evitar uma contratação errada. De acordo com estudos apresentados no livro, um erro em uma contratação custa em média 15 vezes o salário base do colaborador. Em tempos de People Analytics, nada melhor do que combinar uma metodologia eficiente com ciência de dados para aumentar a produtividade e otimizar essa atividade”, ressalta Felipe.

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