Maioria das empresas usa benefícios não financeiros para atrair empregados

Data 23/10/2012

Uma pesquisa elaborada pela consultoria HAYS, em parceria com o Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), mostrou que a grande maioria das empresas (91,8%) considera os benefícios não financeiros um importante fator para atrair e reter talentos. A análise foi realizada com cerca de 700 empresas no primeiro trimestre deste ano.

Segundo o estudo, 34,75% das empresas utilizam esse recurso especialmente quando identificam um candidato ideal com expectativa salarial acima do oferecido pela companhia. Os benefícios não financeiros já são oferecidos por 82,8% das empresas entrevistadas e os mais frequentes são: saúde (94%), celular (87,2%), carro (59,1%) e parcerias com empresas de serviços (51,4%).

A análise reforça, segundo seus realizadores, a conclusão de que é preciso oferecer além do salário fixo ao final do mês. Em um cenário de alta demanda por mão de obra especializada, os candidatos olham com mais atenção para bônus atrelados a metas, e também para benefícios, sejam financeiros ou não.


*Essa notícia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 18/10/2012