Maioria dos brasileiros fica desempregada de um a seis meses, diz pesquisa

Data 30/12/2009

 

Quanto tempo em média uma pessoa fica desempregada? Uma pesquisa realizada pela Catho Online foi em busca da resposta para esta pergunta. O levantamento revelou que 59,5% dos profissionais brasileiros ficam sem emprego de um a seis meses.

Além disso, os dados apontam que os profissionais que ocupam níveis hierárquicos mais altos apresentam maior tempo de desemprego, com 7,4 meses, enquanto que o profissional especializado fica em média 4,5 meses sem emprego.

“Os dados da pesquisa reforçam que existem mais oportunidades de emprego para profissionais especializados do que para níveis de gerência ou presidência”, afirmou o diretor de Marketing da Catho Online, Adriano José Meirinho.

Mulheres x homens

Em relação ao sexo, o estudo indicou que as mulheres apresentam um tempo de desemprego maior do que os homens: 6,1 e 4,6 meses, respectivamente.

No entanto, quando os níveis hierárquicos são maiores, esta diferença é bem pequena, já que as mulheres de cargos como gerentes ou presidentes ficam 6,9 meses desempregadas, e os homens ficam sem emprego durante uma média de 6,5 meses.

Sobre a pesquisa

A pesquisa da Catho Online, que está em sua terceira edição, foi realizada com mais de 25 mil participantes entre os meses de março e abril de 2009.

Essa notícia foi publicada na Info Money, em 29/12/09.