Marketing tem profissionais mais escassos do mercado

Data 08/01/2013

O Marketing tem os profissionais mais escassos do mercado. No ranking com os 12 cargos com maior dificuldade para serem preenchidos elaborado pela Page Personnel, a área ocupa três lugares.

Os cargos analista de Inteligência de Mercado, de Gerenciamento de Categorias e de Marketing Digital e E-commerce aparecem nas sexta, sétima e oitava posição, respectivamente. Mesmo oferecendo salários que chegam a R$ 7 mil, as companhias levam entre 60 e 90 dias para contratar profissionais qualificados para tais funções.

Um analista de Inteligência de Mercado tem por função municiar as áreas de Marketing e Vendas com informações referentes aos mercados, levantando e analisando o posicionamento estratégico da empresa e apontando eventuais possibilidades de obtenção de vantagem competitiva. Nestes casos, os salários variam entre R$ 5 mil e R$ 6 mil.

Para quem atua com Marketing digital, é preciso ter habilidade para liderar projetos com desenvolvimento e administração de conteúdo de websites de e-commerce e campanhas de mídia online. As vagas oferecem entre R$ 4,5 mil a R$ 5,5 mil.

Os analistas de Gerenciamento, responsáveis por informações sobre o consumidor e as novas práticas de mercado, recebem entre R$ 5,2 mil e R$ 7 mil. A área comercial também tem problemas na hora de contratar: um vendedor técnico leva até 120 dias para ser selecionado. Veja a lista completa abaixo:

  Profissional
1 Supervisor de Produção
2 Técnico de Campo (manutenção eletromecânica)
3 Consultor em Engenharia
4 Vendedor Key Account Sênior
5 Analista de Revenue Management
6 Analista de Inteligência de Mercado
7 Analista de Gerenciamento por Categoria Sênior
8 Analista de Marketing Digital / E-commerce
9 Demand Planning (Planejamento e Demanda)
10 Projetos Logísticos
11 Strategic Sourcing (Compras Estratégicas)
12 Vendedor Técnico

 


*Essa notícia foi publicada no site Exame.com, em 7/1/2013