Mesa desorganizada pode comprometer reputação na empresa

Data 25/05/2015

De acordo com pesquisa da Robert Half nos Estados Unidos, 32% dos 300 diretores de RH entrevistados questionam as habilidades e eficácia de um colaborador que tem a mesa desorganizada. Os demais gestores dividem-se entre os que acreditam que essa falta de ordem é traço de uma pessoa criativa (9%) e aqueles que não fazem nenhum tipo de julgamento sobre a questão (59%).

Ainda que o cenário seja favorável aos colaboradores "bagunceiros", em tempos de um mercado de trabalho altamente competitivo, é importante considerar a opinião de 32% exigentes gestores destacados na pesquisa. Produtividade é a palavra de ordem do momento. Dessa forma, saber onde encontrar o que se precisa é fundamental, assim como reduzir as possibilidades de se perder um documento ou dado importante.

Afirmação que melhor descreve a percepção dos diretores de RH dos Estados Unidos sobre uma mesa desorganizada:
• 59% – "É indiferente ter uma mesa bagunçada. Não faço este tipo de julgamento".
• 32% – "Não é legal ter uma mesa assim. Eu questiono habilidades e eficácia organizacionais dessa pessoa".
• 9% – "Sem problemas. É sinal de uma pessoa criativa".

Sete dicas para uma mesa mais organizada:

1. O que arquivar – Crie o hábito de verificar o que pode ser jogado fora, o que precisa ser arquivado e o que é possível digitalizar;
2. Onde arquivar – Use gavetas, arquivos ou bandejas para manter cada item no devido lugar;
3. Acúmulo – Se você não usou algo pelo período de um ano, provavelmente não precise disso no dia a dia. Sendo assim, mantenha ao seu alcance apenas os materiais de uso frequente. O restante pode ficar em arquivos, armários ou gavetas;
4. Arquivo digital – Transformar papéis em documentos digitalizados pode reduzir a desordem e auxiliar no encontro de informações com mais rapidez, mas a dica só é eficiente para as pessoas que utilizam um sistema de arquivamento digital ou app organizacional;
5. Excesso de itens – Em geral, a decoração da mesa é boa para mostrar alguma personalidade, mas cuidado com os excessos; 
6. "Sr(a) Migalha" – Não deixe sobre a sua mesa embalagens de comida, copos de café vazios ou pratos sujos;
7. Frequência da limpeza – gaste alguns minutos no final de cada dia organizando seu espaço, para que na manhã seguinte seu início de trabalho seja rápido.

Esta notíca foi publicada no site RH.com.br, em 20/05/2015

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