Minha carreira em 2015: quatro passos para chegar lá

Data 19/01/2015

*Por Eduardo Shinyashiki

Você está com a sensação de que encerrou o ano com poucas mudanças efetivas na sua carreira? Talvez a engrenagem profissional não tenha funcionado como previsto por falta de planejamento – ação ideal para quem deseja se encontrar profissionalmente ou subir degraus na carreira. Por meio dos quatros passos a seguir é possível fazer reflexões que podem ser o start de um excelente ano profissional. Confira:

Onde quero chegar?

Saberia responder, de maneira rápida e segura, qual é a próxima posição que pretende ocupar dentro da sua organização ou em que empresa quer estar no médio prazo? Se a resposta for “não”, cuidado, pois a primeira etapa para a formulação do seu planejamento é, justamente, traçar os objetivos e sonhos que tem para a sua carreira de forma clara e detalhada. Deixe o senso comum de que “é preciso crescer” e reflita profundamente sobre o que de fato vai lhe trazer a plenitude, possível para quem alcança a realização no trabalho e, por meio disso, consegue dar conta de suas necessidades.

Imagine tudo o que deseja para o seu novo ano, tendo apenas o cuidado de não estabelecer metas inatingíveis, pois isso irá contribuir para a aparição de frustrações que podem ser evitadas. Quando temos em mente o nosso destino, fica mais fácil projetar o melhor caminho para se chegar lá. Pense sua carreira como uma estrada e esse momento como a escolha do endereço no seu GPS do planejamento.

Onde estou?

Talvez essa questão pareça simples demais num primeiro momento, mas respondê-la de forma precisa é fundamental para quem quer dar os próximos passos. Afinal de contas, não podemos falar do futuro se não conhecemos o presente bem o bastante. Por isso, identifique suas principais características e deixe tudo anotado de maneira organizada para que possa consultar mais tarde.

Além do cargo que ocupa na empresa, atividades que desempenha no cotidiano e o salário dê atenção especial aos pontos cegos, ou seja, aquilo que poderá dificultar sua caminhada. Para crescermos é preciso reforçar os pontos fortes e trabalhar continuamente para diminuir as fragilidades. Uma dica interessante é consultar seus colegas de trabalho para descobrir como você está sendo visto por aqueles que trabalham ao seu lado, o que irá te dar inputs diferentes dos gerados por sua autoanálise. Lembre-se que quanto mais informações forem levantadas nesta etapa, mais fácil será definir suas estratégias para 2015.

Como chegar lá?

Depois de ter traçado seus objetivos e visualizado o que pode te atrapalhar, chega a hora de estabelecer quais serão os caminhos que irão levá-lo até o futuro desejado. Em outras palavras, é aqui que irá decidir se deverá investir em um curso de especialização na sua área ou alcançar a fluência em um segundo idioma. Tudo vai depender dos tipos de desafio que deverão ser vencidos ao longo dos próximos 12 meses.

Além do desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais, já pensou no que mais pode contribuir para trazer os resultados esperados? É importante ter em mente que, com certeza, você deverá contar com o suporte de outras pessoas para colocar suas ideias em prática e isso exige que tenha claro como ativar sua rede de relacionamento.

Como estou evoluindo?

Como tem feito para medir a “velocidade” da sua carreira? Para muitos, o indicador é a remuneração, mas esse não é o único ponto que deve ser analisado. Ter espaço para ser criativo e fazer parte de uma organização com a qual se compartilha valores e objetivos também são itens fundamentais para quem quer chegar ao sucesso.  Sendo assim, cruze suas metas e estratégias para criar as formas de avaliação do seu trajeto. Faça isso com muita atenção e desenhe os indicadores de forma customizada para os objetivos que estiverem em pauta.

Por último, crie checklist gerais, que podem acontecer a cada dois ou três meses, para fazer uma avaliação 360°, identificando em quais perspectivas teve progresso e em quais deverá investir mais tempo. Com essas ações, você saberá encontrar o que fazer para que 2015 seja realmente um ano de realizações!
 

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente.

Compartilhe:

Comentários