
A crise econômica tem impactado o clima de trabalho nas empresas brasileiras. De acordo com uma pesquisa feita pela Catho, site líder em classificados de emprego on-line no País, 90% dos profissionais perceberam mudanças no clima da empresa em que trabalham em virtude da situação da economia.
“Diante de incertezas sobre o negócio da empresa e até mesmo a possibilidade de demissões, é natural que o clima da organização seja impactado. É fundamental, porém, que as companhias tenham nesse momento estratégias para atenuar esses reflexos, reforçando a importância dos profissionais para que a empresa supere um momento de mais turbulências”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.
Apesar do momento de desaceleração no mercado de trabalho, 56% dos profissionais acreditam que a crise também pode ser uma oportunidade, segundo a pesquisa da Catho.
Entre os que têm uma visão mais otimista, 20% enxergam oportunidades na própria área de atuação. Já 18% dos entrevistados vislumbram um cenário positivo em outros segmentos. Para 10%, a crise pode representar uma oportunidade de buscar desenvolvimento em outro país, enquanto 8% veem um caminho para a abertura do próprio negócio.
A crise também vem influenciando mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. De acordo com a pesquisa da Catho, 91% dos entrevistados mudaram a postura na hora de comprar e passaram a adotar um tom mais cauteloso. Aproximadamente 40% dos entrevistados também acreditam em uma piora da situação econômica do Brasil em 2016.
Essa notícia foi publicada no site do Diário do Comércio, em 18/02/2016
Notícias relacionadas:
Qual é o papel do RH em meio à crise?
Empresas ajustam metas à nova realidade econômica
Empresas se esforçam para manter equipes motivadas na crise
Comentários