Nova portaria do ponto eletrônico

Data 01/06/2010

 

A nova Portaria do Ponto Eletrônico, baixada pelo Ministério do Trabalho, tem gerado muitas dúvidas e questionamentos nos profissionais da área de Recursos Humanos. Para esclarecer, informar e debater essa questão, a seccional carioca da Associação Brasileira de Recursos Humanos, promoveu o 3º Fórum ABRH – RJ, com o apoio e patrocínio da LG Sistemas.

Ao todo, foram 95 pessoas que lotaram o auditório da FGV Online, no centro do Rio de Janeiro, na quarta-feira, 12 de maio. Com três horas e meia de duração, o 3º Fórum ABRH-RJ foi aberto com uma palestra de Maurício Tanabe, consultor sênior da área trabalhista da TozziniFreire Advogados, abordando o Registro Eletrônico de Ponto (REP), o aumento dos custos para as empresas e os vários problemas envolvidos nesta nova exigência do Governo Federal.

Uma mesa redonda sobre os efeitos da nova Portaria e um debate sobre os desafios e conhecimentos coletivos dos participantes completaram a programação do evento. 

Nova Portaria

A Portaria nº 1.510/2009 foi baixada pelo Ministério do Trabalho em 21 de agosto de 2009. Ela obriga as organizações que utilizam o registro de ponto eletrônico, a partir de 25 de agosto deste ano, a imprimirem a entrada e saída de seus funcionários diariamente para efeito de registro de horas extras e horas não trabalhadas.

Com isso, o Ministério espera haver um cálculo de pagamento correto, evitando fraudes e reduzindo o volume de processos judiciais.

Fórum ABRH – RJ

A ABRH-RJ foi fundada em 29 de março de 1966 com o objetivo de congregar profissionais de Recursos Humanos. Hoje, a entidade possui mais de mil associados entre pessoas físicas e jurídicas, reunindo empresários, profissionais, consultores e estudantes da área de RH.

Os Fóruns da ABRH são alguns dos eventos promovidos pela associação. As discussões do Fórum têm continuidade no site da ABRH-RJ e no grupo Gestão do Conhecimento em Pessoas (GP), uma reunião de talentos em RH que faz um brainstorm quinzenal acerca das últimas e das próximas palestras e debates promovidos pela ABRH-RJ.

Nova portaria do ponto eletrônico

Profissionais de RH reunidos no 3º Fórum ABRH – RJ.