O que você precisa para ser um especialista

Data 26/06/2012

O jornalista e autor bestseller do New York Times Daniel Coyle se baseou em pesquisas reveladores no campo da neurologia e psicologia para identificar 3 elementos-chaves que otimizam o desenvolvimento dos talentos e aumentam seu desempenho em atividades como esportes e matemática. Em seu livro “O Código do Talento” ele explica que, para ser um especialista, são necessários: prática profunda, ignição e treinamento de excelência. Juntos, esses fatores fazem o cérebro produzir mielina, uma substância que aumenta a velocidade e precisão nos movimentos e raciocínio.

Entenda melhor como os 3 fatores de Daniel Coyle funcionam e melhore seu desempenho:

Como ser um especialista – Prática Profunda

Conforme vimos nessa matéria, são necessárias cerca de 10 mil horas de prática para que alguém possa ser considerado um especialista. Mas até aí, não há muitas novidades. Todos sabem que a excelência exige a prática. O que muitas pessoas não sabem é que tipos específicos de prática podem aumentar e aprimorar suas habilidades até 10 vezes mais do que a prática convencional. A substância mielina é muito importante para o entendimento da prática profunda. Ela envolve as fibras nervosas e, de acordo com Coyle, é extremamente responsável pelo desenvolvimento de habilidades. Sua quantidade aumenta por meio da prática profunda. Com maiores concentrações, os sinais elétricos são mais fortes, com maior velocidade e precisão nas fibras nervosas. 

Como ser um especialista – Ignição

Todos precisam de uma quantidade mínima de motivação para completar tarefas. Em suas pesquisas, Coyle descobriu que o que separa as pessoas “boas” das “excelentes”, porém, é quão comprometidas elas estão com essas atividades. Para que a prática profunda possa ser bem sucedida, é óbvio que essa motivação e comprometimento devem ser ainda mais fortes e duradouros. Isso é o que o autor chama de “ignição”. Ele explica: “onde a prática profunda é um ato frio e consciente, a ignição é uma explosão quente e misteriosa, um despertar”. 

Como ser um especialista – Treinamento de Excelência

Quais são os segredos dos profissionais, professores e treinadores mais eficientes e como eles conseguiram proporcionar treinamento de excelência para outras pessoas? Coyle explica o treinamento de excelência a partir de 4 virtudes que alimentam a paixão, inspiram a prática profunda e despertam o melhor em seus alunos. Talentos exigem ajuda, conselhos e críticas de mestres que são disciplinados e comprometidos. Para que você possa desenvolver suas habilidades é mais necessário receber a ajuda de pessoas capacitadas do que saber fazer o talento dos indivíduos crescer.

 

Essa notícia foi publicada na Universia, em 25/06/2012