Para ser mais eficaz, pare!

Data 17/11/2015

*Por Marceli Amaral

Está cada dia mais claro a importância e o impacto que a liderança é capaz de causar dentro das organizações. Líderes capacitados com conhecimento técnico, visão de negócio e capaz de despertar o melhor de seus colaboradores são mais procurados pelas organizações que buscam performance, produtividade e um ambiente de crescimento.

Trabalhando com o desenvolvimento dos mais variados níveis de liderança em diversos segmentos, fica constatado que, embora um gestor tenha conhecimento de tudo isso, muitas vezes, ele se restringe a ficar no papel técnico e operacional, sendo um chefe que garante a entrega de resultados. Porém, o papel da liderança, que é garantir o desenvolvimento da equipe, a máxima performance dentro das habilidades e talentos de cada um, fica em segundo plano. Dessa forma, cria-se um gargalo que impede a formação de sucessores e a atuação estratégica desse gestor, que está sobrecarregado e realizando tarefas que são de níveis abaixo de sua função.

Se você deseja ser um profissional melhor e um líder eficaz

Se identificou? Faça uma lista de todas as atividades diárias que você realiza e mapeie as que poderiam ser executadas por integrantes da sua equipe. Sei que pode vir à sua cabeça: “mas eles não estão preparados para isso; não têm conhecimento; podem errar”, entre outros inúmeros argumentos que ouço todos os dias. Se existem tarefas que poderiam ser executadas, mas sua equipe não tem preparo necessário, é seu papel desenvolvê-la para isso. E a pergunta que fica é: Como faço, se eu “não tenho tempo”?

Reserve um momento na sua agenda para você.

A maioria das pessoas relatam que um dos principais benefícios do Coaching é parar para pensar em tudo e direcionar ações de forma mais estratégica. Em uma hora semanal, refletem sobre suas ações, o que está dando certo, o que não está sendo efetivo, mapeiam o que de fato querem alcançar na sua performance, o que querem gerar na equipe e como contribuir com o negócio de maneira mais efetiva. O efeito de tudo isso é agir com consciência e estratégia, redirecionando esforços para o que de fato funciona e traz resultados. 

Portanto, se você deseja ser um profissional melhor e um líder eficaz, reserve um momento semanal para avaliar o que está fazendo e balancear seu papel de gestor, que garante os resultados, e de líder, que desenvolve a equipe para que ela alcance seu potencial máximo. Tenho certeza de que você e sua equipe sairão ganhando (e muito).

Marceli Amaral é trainer e Coach da Crescimentum. Possui mais de 12 anos de experiência em educação. Certificação Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil e pelo Behavioral Coaching Institute, membro da Sociedade Brasileira de Coaching, Practitioner em PNL pela Sociedade Brasileira de Coaching e pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Co-autora do livro Coaching, A Solução.

Veja mais:

Como identificar quem tem perfil de líder na sua empresa

"Novo mundo" corporativo requer líder sensível e maduro

Uma habilidade que todo líder deveria ter: simplificar as coisas

Comentários