Pesquisa diz que trabalhar em escritório bagunçado estimula criatividade

Data 12/08/2013

Manter uma mesa bagunçada no trabalho pode ser positivo, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Minnesota (EUA). De acordo com o estudo, a desorganização estimula a criatividade.

Os pesquisadores pediram que voluntários realizassem tarefas em ambientes limpos e organizados e em outros com papéis espalhados e material de escritório desordenado.

Em um dos experimentos, eles pediram que as pessoas criassem novos usos para bolinhas de pingue-pongue. Em geral, quem estava no escritório bagunçado teve ideias com melhores avaliações por um júri imparcial.

Em outra avaliação, os pesquisadores pediram que os profissionais escolhessem entre um novo produto e uma linha já estabelecida. Quem estava no ambiente desorganizado teve maior tendência em escolher a novidade, um sinal de que, dizem os autores do estudo, trabalhar em um lugar assim estimula as pessoas a sair do convencional.

"Ambientes desorganizados parecem estimular a quebra de tradições, o que pode inspirar novas ideias", afirma Kathleen Vohs, coordenadora da pesquisa.

De acordo com ela, a arquitetura do local parece não ter influência no processo. "Nós usamos seis locações diferentes no estudo. As características da sala não foram relevantes. Apenas deixar o ambiente arrumado ou desarrumado fez uma diferença enorme no comportamento das pessoas."

 

*Essa notícia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 08/08/2013

Compartilhe:

Comentários