Pesquisa mostra que Organização é a principal característica comportamental do brasileiro presente nas redes sociais

Data 22/08/2012

No mês de abril deste ano o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC deu início a um estudo de Perfil Comportamental do Brasileiro presente no Facebook, sendo este realizado através de um aplicativo desenvolvido pelo Instituto. Aproveitando o grande número de usuários na rede social e a quantidade de fãs, o IBC utilizou sua página oficial para lançar essa pesquisa.

Baseado no teste desenvolvido por Ned Herrmann, autor dos livros The Whole Brain Business Book e The Creative Brain, adaptado pelo IBC a realidade brasileira, o exclusivo aplicativo foi sucesso na rede. Foram mais de 150 mil testes realizados em quatro meses, dando número ao Perfil Comportamental nacional.

Os Resultados do teste – O teste é realizado através de 25 questões, cada uma com quatro alternativas, onde o usuário, em poucos minutos, escolhe qual dos itens tem mais a ver com sua personalidade. Ao fim do teste, instantaneamente, são apontados os resultados, representados por quatro animais: Gato, Águia, Lobo e Tubarão.

Após quatro meses de avaliação o IBC mapeou as respostas. Do total, 53% dos participantes são do sexo masculino, e 47% do feminino. Entre as faixas etárias, o maior número de participantes está entre 21 e 30 anos, o que representa 43% do total.

Organização – A característica predominante – Segundo a pesquisa, entre os brasileiros presentes no Facebook, o perfil predominante é o do Lobo (39%), cuja principal característica é o "fazer certo", seguido pelo Tubarão, 23%, que tem como particularidade o "fazer rápido". A Águia, que ficou na terceira posição com 20% se sobressai por "fazer diferente", e o perfil Gato, com 18% (em quarto lugar), se destaca por "fazer junto".

Demais características natas desses perfis podem ser ressaltadas como a criatividade da Águia, a comunicação do Gato, a organização do Lobo, e a facilidade de executar tarefas do Tubarão.

Outro dado importante apontado pela pesquisa refere-se às combinações dos perfis predominantes: com 18% apareceu Lobo e Águia, seguido por Lobo e Tubarão, 13%, e o Tubarão e Lobo com 9%.

Pode-se constatar com esse estudo que o perfil do brasileiro no Facebook se sobressai pela organização, controle e gosto por detalhes, características estas do Lobo, junto à criatividade, curiosidade e flexibilidade da Águia.

Essa notícia foi publicada no site RH.com.br, em 16/08/2012