
Afinal, quem ganha com a implementação de um programa de cargos e salários? Alguns gestores podem acreditar que esse é um benefício exclusivo para os colaboradores, que passarão a ter uma perspectiva de crescimento dentro da empresa. Acontece que, na verdade, o maior beneficiário desse tipo de ação é a própria organização.
O plano de cargos e salários pode trazer uma série de vantagens para o negócio, da melhoria da produtividade até a correta organização dos processos internos. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, essa não é apenas uma demanda sindical ou da classe trabalhadora: é uma ação essencial para desenvolver uma organização saudável.
Nesse post, você vai conferir todos os benefícios da medida. Acompanhe!
1 – Crie um ambiente motivador
Em primeiro lugar, com o plano de cargos e salários, os profissionais se sentem muito mais motivados, é claro. Dessa forma, o clima organizacional fica mais agradável e todos se sentem mais confortáveis para exercer suas funções, afinal, sabem que, na empresa onde trabalham, existe uma perspectiva de futuro real.
Com os profissionais motivados, é possível reduzir bastante o índice de rotatividade da empresa, algo que gera uma série de perdas, como os custos com treinamentos e demissionais, além, é claro, de garantir a produtividade do negócio.
2 – Defina a linha de comando
Afinal, quem obedece quem? Quais processos são destinados para os colaboradores, e como será o monitoramento da gerência? Essas e outras perguntas podem ser sanadas quando todos os envolvidos — o gestor incluso — sabem exatamente quais são os cargos da empresa e a linha de comando.
Quando todos sabem qual é o seu papel na organização, são capazes de compreender melhor cada um dos processos e atividades desenvolvidas. Portanto, é possível criar um ambiente coeso e harmônico, o que certamente é excelente para a empresa.
Sua empresa tem dificuldades para registrar e monitorar, em único local, as informações completas sobre os cargos? Ou não tem controle das posições dos colaboradores dentro da organização? Com o Gen.te Recompensa – Cargos e Salários da LG lugar de gente, a área de gestão de pessoas administra a política de cargos e salários, assegurando processos mais ágeis e simplificados. Quer saber mais? Entre em contato com a LG! |
3 – Estabeleça uma relação de transparência
Afinal, quais são os critérios para a promoção? Para não haver favoritismo, é preciso que o gestor defina com clareza todas as etapas que o profissional precisa percorrer para conseguir crescer na empresa.
Essa relação de transparência representa um benefício não só para o colaborador, mas, principalmente, para o negócio, e vamos explicar o porquê. Se o gestor não cria critérios objetivos para promover um colaborador, pode cometer o erro da parcialidade. Em um negócio, no entanto, é preciso tomar decisões racionais, mantendo a empresa com o “pé no chão”.
4 – Aumente a produtividade do negócio
Profissionais motivados, processos bem definidos entre os mais diversos escalões da empresa e uma relação saudável, pautada em critérios objetivos para a promoção. É claro que, reunindo os três pontos que mencionamos anteriormente, o último benefício que temos que listar é a melhoria da produtividade do negócio.
O plano de cargos e salários, portanto, é uma ação indispensável não só para que os colaboradores vejam uma perspectiva de futuro na empresa, mas, principalmente, para que o próprio gestor consiga enxergar com clareza quais serão os rumos do negócio!
Essa notícia foi divulgada no site Meu Mundo RH, em 24/08/2016
Notícias relacionadas:
O impacto do eSocial nos planos de cargos e salários
Cargos e salários: planejamento que traz benefícios e retém os empregados
Apesar das resistências, um plano de cargos e salários só traz vantagens, garantem especialistas
Comentários