Mais do que uma premiação: por que ganhar o selo GPTW é tão importante para as organizações?

Veja como a certificação pode contribuir com a atuação do RH, além dos motivos que levaram a LG lugar de gente a ser uma das Melhores para Trabalhar no Centro-Oeste pela quinta vez.

Os seus colaboradores estão no centro da organização? Criar um ambiente de trabalho saudável, humano e estimulante é prioridade no seu RH? Essas são questões fundamentais para as companhias que buscam o selo do Great Place To Work (GPTW), consultoria global que premia as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Em 31 de maio, organizações que se dedicaram a promover experiências benéficas para seus trabalhadores tiveram seus esforços valorizados. A cerimônia de premiação da região Centro-Oeste, que está em sua 13ª edição, foi organizada pelo Grupo Hel com apoio do Jornal O Popular e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-GO).

O evento tem como objetivo prestigiar as práticas que mais se destacam no investimento do capital humano e reforçar o que as organizações têm de melhor: as pessoas. E a LG lugar de gente foi reconhecida, pela quinta vez, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar na região Centro-Oeste.

Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, acredita que esse é o resultado de uma jornada traçada continuamente. “Ter aumentado, ano a ano, a nossa taxa de confiança, o nível de satisfação (NPS), entre outros índices, é a melhor forma que temos para medir a percepção dos colaboradores e líderes, para saber que nossas ações estão tendo resultado. Então, figurar entre as Melhores Empresas para Trabalhar significa que estamos no caminho certo e mantemos as melhores práticas”.

Ele ressalta a importância da certificação para a marca empregadora, mas destaca a ideia de que não é um trabalho pronto e finalizado.

“Obviamente, é muito bom estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste, já que queremos seguir com alta atratividade para novos colaboradores, além de manter as pessoas felizes e motivadas. Por isso, é com muita alegria que recebemos os reconhecimentos a cada período, sem deixar de olhar para os pontos em que precisamos aprimorar para estabelecer um plano de ação nesse sentido”, aponta Felipe.

Deysi Karoline, Coordenadora de Gente e Gestão na LG lugar de gente, traz a relação presente na organização como fator-chave para o sucesso. “Essa conquista é genuína e fruto de um relacionamento saudável entre a empresa e os colaboradores. Como é bom ver um resultado que foi construído de maneira tão verdadeira, buscando sempre a escuta e a colaboração”.

Mais do que uma premiação

Segundo o GPTW, o ranking leva em consideração o clima organizacional e a performance das empresas para fazer a avaliação. Nesse sentido, para que uma empresa receba o selo, ela deve contar com a amostra mínima de funcionários respondentes. Além disso, 7 a cada 10 funcionários precisam avaliar a empresa de forma favorável, ou seja, mínimo de 70% no nível de satisfação ou no Índice de Confiança.

Para além do reconhecimento, as participantes têm maior chance de entender a opinião dos colaboradores, obter dados para a tomada de decisão, atrair os melhores talentos, fortalecer a marca empregadora, aumentar os resultados financeiros e fazer benchmarking com o mercado.

Nesse viés, conforme ressalta Deysi, é preciso ter ações assertivas para a conquista do selo. “A prática de escuta ativa com os colaboradores possibilita uma relação segura e confiável, proporcionando um ambiente agradável. Além disso, uma cultura organizacional consolidada, também é relevante, afinal, empresa precisa ter valores bem definidos e praticá-los no dia a dia. Por fim, o desenvolvimento das lideranças, pois esse é o principal ponto de contato entre a empresa e os colaboradores”, pontua.

A iniciativa ainda compartilha que os colaboradores das empresas em melhores posições geram 61% mais de riqueza per capita para suas instituições. Além disso, em média, apresentam metade do turnover voluntário que suas concorrentes. Por isso, criar um bom ambiente de trabalho está diretamente ligado aos resultados organizacionais.

Segundo Deysi, com os resultados recebidos através da pesquisa é possível verificar as oportunidades de melhorias. “Identificamos as médias mais baixas da empresa. Posteriormente, comparamos as notas do benchmark. A partir desse mapeamento, buscamos priorizar os pontos de alteração e traçamos plano de ação para aprimorar essa visão”.

Tudo isso permite uma análise minuciosa e estratégica, pois serve de base para definir o plano de ação para cada ponto de melhoria identificado, reforça a Coordenadora de Gente e Gestão.

Sentido para o trabalho e para a vida

Estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar, eleita pelo GPTW, não é uma questão de ego, mas de valorização dos colaboradores da companhia, aponta Felipe.

“As pessoas passam a maior parte do seu tempo trabalhando. Se elas não enxergarem que aquilo faz sentido para sua vida e, por outro lado, a organização não dá as condições adequadas, com uma missão clara, liderança de confiança e transparência, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, isso se tornará um problema”, reforça o Presidente da LG.

O líder também destaca que são diversos os pilares para o GPTW e que coincidem como fundamentais para que a empresa provê. “Na minha leitura, as pessoas que estão na LG vestem a camisa e são muito alinhadas aos seus valores. Aqui, não vemos um profissional querendo passar a perna no outro, não é uma cultura competitiva. Juntos, fazemos o melhor, de forma ética, e entregamos o melhor. Então, estou muito orgulhoso do time que temos”, ressalta.

Nesse sentido, Felipe faz questão de manifestar sua gratidão aos colaboradores. “Agradeço a cada um que dá tudo de si e torna o nosso ambiente melhor. Essa contribuição está nas ações diárias e nos feedbacks que são dados. A gente usa esse recurso como melhoria contínua dos nossos processos e trabalhamos nele para dar um passo adiante. Assim, incentivo que continuemos transparentes e sempre coloquemos na mesa os problemas para podermos endereçar”, comenta.

O executivo assegura que ganhar o reconhecimento do GPTW é muito importante, não somente pelo reconhecimento, mas pela segurança de estar no caminho correto.

“Mais do que ter esse selo, a gente precisa, cada vez mais, buscar o melhor ambiente de trabalho e as melhores práticas. O certificado é mais uma formalização e a medição de um esforço que está sendo bem-feito. Eu dou menos importância ao selo e mais importância às boas práticas. Muda alguma coisa na vida de alguém? Muda porque estamos no caminho certo, mas a gente precisa continuar fazendo, independente do selo”, completa.

No mesmo caminho que a LG

Por atuar no ramo de tecnologia de RH, a LG oferece ferramentas capazes de ajudar outras empresas a ganharem o prêmio GPTW e outras certificações importantes para a marca empregadora.

“A gente tem uma plataforma completa e integrada na nuvem apta a prover o atendimento aos colaboradores e ajudar as empresas a cumprirem suas obrigações legais, como pagamentos, benefícios, impostos, entre outros. Se essas funções não ocorrerem corretamente e de forma fluida, se elas não estão funcionando bem, podem virar uma crise. Nós conseguimos atender essa parte legal com total eficiência e confiabilidade. É uma solução que age na base”, destaca Felipe.

Além disso, o gestor ressalta que as ferramentas da LG também influenciam diretamente na experiência do colaborador.

“Fazemos isso através da entrega de facilidade para colaborar, com serviços de RH via WhatsApp, plataformas mobile, analytics, informações para os líderes tomarem melhores decisões. Com nosso sistema, a empresa passa a contratar bem, desenvolver as pessoas, aumentar a produtividade, entregar o que cada indivíduo precisa, saber reconhecer, ter um processo de feedback. É um conjunto de módulos que entrega uma boa gestão de pessoas dentro da companhia”, defende.

Nesse sentido, Felipe reforça que a automação é indispensável para oferecer mais aos profissionais e mudar a percepção deles em relação ao ambiente de trabalho. “A tecnologia é fundamental para entregar uma melhor vivência para o colaborador e ajudar as organizações a configurar entre as melhores para trabalhar, isso porque visam a proatividade, menos burocracia, e melhor experiência”, finaliza.

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Pauta publicada em 6 de julho de 2021 e atualizada em 6 de junho de 2023.

Gerciane de Almeida Borges Matos

Gerciane de Almeida Borges Matos

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