fbpx

Mais do que uma premiação: por que ganhar o selo GPTW é tão importante para as organizações?

Data 06/07/2021

Os seus colaboradores estão no centro da organização? Criar um ambiente de trabalho saudável, humano e estimulante é prioridade no seu RH? Essas são questões fundamentais para as companhias que buscam o selo do Great Place To Work (GPTW), consultoria global que premia as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Na última quarta-feira (30), organizações que se dedicaram a promover experiências benéficas para seus trabalhadores tiveram seus esforços valorizados pela iniciativa. O evento tem como objetivo prestigiar as práticas que mais se destacam no investimento do capital humano e reforçar o que as empresas têm de melhor: as pessoas.

Na 11ª edição do ranking voltado à região Centro-Oeste, organizada pelo Jornal O Popular e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-GO), a LG lugar de gente foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar na região em 2021.

O prêmio se torna ainda mais relevante por se tratar de uma empresa fornecedora de soluções para RH, o que reforça a ideia de que o que a organização oferece ao mercado também se encontra na sua prática cotidiana.

Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, acredita que esse é o resultado de uma jornada traçada continuamente. “Ter aumentado, ano a ano, a nossa taxa de confiança, o nível de satisfação (NPS), entre outros índices, é a melhor forma que temos para medir a percepção dos colaboradores e líderes, para saber que nossas ações estão tendo resultado. Então, figurar entre as Melhores Empresas para seTrabalhar significa que estamos no caminho certo e mantemos as melhores práticas”.

Ele ressalta a importância da certificação para a marca empregadora, mas destaca a ideia de que não é um trabalho pronto e finalizado.

“Obviamente, é muito bom estar trabalhando em uma das melhores empresas no Centro-Oeste, já que queremos seguir com alta atratividade para novos colaboradores, além de manter as pessoas felizes e motivadas. Por isso, é com muita alegria que recebemos os reconhecimentos a cada período, sem deixar de olhar para os pontos em que precisamos aprimorar para estabelecer um plano de ação nesse sentido”, destaca Felipe.

Mais do que uma premiação

Segundo o GPTW, o ranking leva em consideração o clima organizacional e a performance das empresas para fazer a avaliação. Para além do reconhecimento, as participantes têm maior chance de entender a opinião dos colaboradores, obter dados para a tomada de decisão, atrair os melhores talentos, fortalecer a marca empregadora, aumentar os resultados financeiros e fazer benchmarking com o mercado.

A iniciativa ainda compartilha que os colaboradores das empresas em melhores posições geram 61% mais de riqueza per capita para suas instituições. Além disso, em média, apresentam metade do turnover voluntário que suas concorrentes. Por isso, criar um bom ambiente de trabalho está diretamente ligado aos resultados organizacionais.

Premiação vem em momento de incertezas

No último ano, devido ao cenário da pandemia, a LG manteve suas operações em home office e, nesse contexto de desafios e novidades para todas as organizações, a certificação se tornou ainda mais especial, porque significa que os colaboradores se sentiram seguros e contemplados com as medidas propostas.

“Era tudo novo para todos, mas fomos muito rápidos em criar ações que preservassem as pessoas, independente de qualquer impacto ao negócio. Tudo isso aliado com comunicação intensa, frequente e clara com os colaboradores, mais ainda do que era no ambiente físico”, relembra Felipe.

O líder acredita que essas iniciativas foram fundamentais para a empresa ganhar o prêmio do GPTW. Para ele, alguns paradigmas foram quebrados e a política do home office não é uma “política da pandemia”, mas sim uma perspectiva daqui para frente.

“Dada a agilidade e cuidado que a LG teve com seus colaboradores desde o primeiro momento e a dedicação em tomar decisões definitivas, para ir se adaptando e melhorando, ouvindo as pessoas e intensificando comunicação com os colaboradores, fez um efeito positivo dentro do nosso ambiente de trabalho”, argumenta o Presidente.

Felipe conta que a empresa foi, portanto, bem-sucedida no cenário de incertezas, buscando sempre as transformações necessárias. “A capacidade de se adaptar foi a nossa maior virtude durante esse período”.

Sentido para o trabalho e para a vida

Estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar, eleita pelo GPTW, não é uma questão de ego, mas de valorização dos colaboradores da companhia. “As pessoas passam a maior parte do seu tempo trabalhando. Se elas não enxergarem que aquilo faz sentido para sua vida e, por outro lado, a organização não dá as condições adequadas, com uma missão clara, liderança de confiança e transparência, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, isso se tornará um problema”, aponta Felipe.

O líder também destaca que são diversos os pilares para o GPTW e que coincidem como fundamentais para que a LG provê. “Na minha leitura, as pessoas que estão na LG vestem a camisa e são muito alinhadas aos seus valores. Aqui, não vemos um profissional querendo passar a perna no outro, não é uma cultura competitiva. Juntos, fazemos o melhor, de forma ética, e entregamos o melhor. Então, estou muito orgulhoso do time que temos”, ressalta.

Nesse sentido, Felipe faz questão de manifestar sua gratidão aos colaboradores. “Agradeço a cada um que dá tudo de si e torna o nosso ambiente melhor. Essa contribuição está nas ações diárias e nos feedbacks que são dados. A gente usa esse recurso como melhoria contínua dos nossos processos e trabalhamos nele para dar um passo adiante. Assim, incentivo que continuemos transparentes e sempre coloquemos na mesa os problemas para podermos endereçar”, comenta.

O executivo assegura que ganhar o reconhecimento do GPTW é muito importante, não somente pelo reconhecimento, mas pela segurança de estar no caminho correto.

“Mais do que ter esse selo, a gente precisa, cada vez mais, buscar o melhor ambiente de trabalho e as melhores práticas. O certificado é mais uma formalização e a medição de um esforço que está sendo bem-feito. Eu dou menos importância ao selo e mais importância às boas práticas. Muda alguma coisa na vida de alguém? Muda porque estamos no caminho certo, mas a gente precisa continuar fazendo, independente do selo”, completa.

No mesmo caminho que a LG

Por atuar no ramo de tecnologia de RH, a LG oferece ferramentas capazes de ajudar outras empresas a ganharem o prêmio GPTW e outras certificações importantes para a marca empregadora.

“A gente tem uma plataforma completa e integrada na nuvem apta a prover o atendimento aos colaboradores e ajudar as empresas a cumprirem suas obrigações legais, como pagamentos, benefícios, impostos, entre outros. Se essas funções não ocorrerem corretamente e de forma fluida, se elas não estão funcionando bem, podem virar uma crise. Nós conseguimos atender essa parte legal com total eficiência e confiabilidade. É uma solução que age na base”, destaca Felipe.

Além disso, o gestor ressalta que as ferramentas da LG também influenciam diretamente na experiência do colaborador.

“Fazemos isso através da entrega de facilidade para colaborar, com serviços de RH via WhatsApp, plataformas mobile, analytics, informações para os líderes tomarem melhores decisões. Com nosso sistema, a empresa passa a contratar bem, desenvolver as pessoas, aumentar a produtividade, entregar o que cada indivíduo precisa, saber reconhecer, ter um processo de feedback. É um conjunto de módulos que entrega uma boa gestão de pessoas dentro da companhia”, defende.

Nesse sentido, Felipe reforça que a automação é indispensável para oferecer mais aos profissionais e mudar a percepção deles em relação ao ambiente de trabalho. “A tecnologia é fundamental para entregar uma melhor vivência para o colaborador e ajudar as organizações a configurar entre as melhores para trabalhar, isso porque visam a proatividade, menos burocracia, e melhor experiência”, finaliza.

Conheça as soluções da LG que poderão levar a sua empresa a também figurar no ranking do GPTW e outras certificações importantes para seus colaboradores. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe:
Comentários