Por que o RH deve investir em inovação?

Data 07/03/2017

“Você precisa inovar suas práticas de gestão de pessoas para que sua empresa cresça”, muitos gestores escutam essa frase. Mas afinal, o que é inovar? De acordo com o dicionário Aurélio, o termo inovar significa introduzir novidades em algo, renovar, inventar e criar.

Mas qual a importância da inovação para o RH? Ela influencia na produtividade e no crescimento das empresas? Quem responde essas perguntas é Ricardo Yogui, Professor de Negócios e Inovação do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Ele destaca que o departamento de gestão de pessoas é peça-chave para estabelecer e fortalecer a cultura da inovação dentro das companhias. Confira a entrevista exclusiva que ele concedeu à Huma!

Huma: Por que as organizações não podem parar de investir em inovação?

Ricardo Yogui: Vivemos em um mundo de constante mudança e elas acontecem de forma exponencial e cada vez mais aceleradas. Nossa geração presenciou muito mais transformações sociais, tecnológicas e econômicas do que várias outras anteriores. A inovação é a forma de explorar positivamente essas modificações. Assim, as organizações modernas devem investir na inovação, pois ela é crucial para sua sobrevivência.

Huma: Como estabelecer um programa sustentável de inovação?

Ricardo Yogui: Uma das formas é estabelecer um Plano de Gestão de Inovação (PGI). Nele deve ser traçado como o tema será abordado dentro da empresa, o que será utilizado para execução e como serão mensurados os resultados. Uma ferramenta que ajuda neste sentido é a adoção de um framework de inovação – um modelo visual da visão e política estratégica do tema na empresa, que deve ser facilmente compreendido pelos colaboradores provocando assim maior sinergia e participação nas iniciativas propostas no PGI.

Ao utilizar essas estratégias as empresas conseguem estabelecer um processo contínuo e robusto de inovação com indicadores de desempenhos e critérios claros de avaliação e de acompanhamento.

Huma: Hoje, quais áreas mais investem em inovação? O RH é uma delas? Explique para gente.

Ricardo Yogui: A inovação é um tema que deve estar relacionado a todas as áreas da empresa. No passado, restringia-se a área de desenvolvimento de produtos, mas atualmente a organização deve ter uma forte cultura de inovação para gerar valor em todas as suas áreas de operação. ​A área de RH tem se envolvido cada vez mais com o tema, mas ainda existe um grande potencial para maior engajamento e contribuição neste sentido.

Huma: Qual o papel do RH e dos líderes no incentivo à inovação?

Ricardo Yogui: A base para um ambiente favorável à inovação é gerada por uma forte cultura organizacional que incentive essas iniciativas. O RH e os líderes devem corroborar para o estabelecimento e o fortalecimento desses comportamentos nas empresas. A gestão de pessoas das companhias tem papel fundamental para a criação de indicadores de desempenho que incentivem a prática de novas ideias nas organizações.

O capital humano é o principal combustível para iniciativas inovadoras bem-sucedidas. Por isso, a capacitação dos profissionais no tema é fundamental para alcançar resultados. Muito se fala em inovação, mas falta aos profissionais entenderem melhor sobre os conceitos e as ferramentas disponíveis que podem ser usadas para o seu desenvolvimento.

Huma: Qual o papel da tecnologia? É necessário que as áreas de RH e TI conversem?

Ricardo Yogui: Buscar o equilíbrio entre recursos humanos e tecnologia, é essencial para iniciativas de inovação bem-sucedidas. Sem dúvida, a integração entre esses departamentos deverá acontecer cada vez mais nas organizações modernas. Consequentemente, o mercado buscará profissionais de RH mais conectados e com domínio do uso da tecnologia em sua área específica.

Um exemplo é o uso de Big Data para maior engajamento profissional, atração e retenção de talentos. Além disso, é necessário identificar e explorar melhor as competências de cada colaborador. Também vale a pena estabelecer programas personalizados de desenvolvimento do capital humano, pensando na necessidade de cada colaborador. Tudo isso só é possível através de informações extraídas de uma grande quantidade de dados.

Huma: Qual o primeiro passo para as empresas começarem a inovar?

Ricardo Yogui: Capacitação formal sobre o tema. Como comentei anteriormente, a palavra inovação vem sendo usada com bastante frequência nas organizações, mas é fundamental entender os conceitos envolvidos e as melhores práticas para sua implantação. Assim, um primeiro passo é estabelecer um programa de capacitação interna sobre o tema. A alta gestão da companhia deve mostrar a importância do assunto para seus colaboradores e incentivar a capacitação através do PGI. Neste sentido, o RH tem papel fundamental para promover um processo de fortalecimento da cultura de inovação, conscientizando todos os colaboradores de que eles são atores que podem contribuir com o processo.

Ricardo Yougui

Ricardo Yogui é Professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e colabora na integração da Indústria e Academia através da Inovação. É consultor há mais de 25 anos em Inovação baseada em Tecnologias Emergentes e Modelos de Negócios.

 

 

 

Comentários