Primeiro dia de trabalho: como integrar novos funcionários

Data 15/02/2016

O primeiro dia de trabalho é uma data marcante, pois representa o início da adaptação dos novos funcionários à empresa e à sua nova função. Cabe, então, ao departamento de Recursos Humanos acolher os recém-chegados com uma integração orientada e supervisionada.

Nesse momento, existem treinamentos, com conteúdos teóricos e práticos, sempre com a intenção de favorecer o bom desempenho do novato. Veja algumas dicas de como integrar novos funcionários de forma eficaz na sua empresa:

Primeiro dia de trabalho: como integrar novos funcionários

Apresente a empresa

Nesse momento, é essencial preparar uma apresentação completa e interessante sobre a empresa, incluindo: O histórico da organização, número de funcionários, informações sobre filiais e departamentos, organogramas, apoio a causas sociais e ambientais, produtos e serviços, tecnologias, situação no mercado, projetos, os principais desafios a serem superados, e toda informação que contribuir para atuação do novo funcionário.

É importante também salientar as normas de segurança e de conduta, além de esclarecer e reforçar a cultura, a missão e os valores corporativos que regem todos os procedimentos internos.

Esclareça as políticas de RH

Em seguida, é preciso esclarecer as políticas de RH que afetam diretamente os novos funcionários — em especial o plano de cargos e salários. Lembre-se também da carteira de benefícios, dos detalhes sobre a folha de pagamento e das informações sobre programas diversos, como os de inovação, de capacitação ou de identificação de talentos. Nesse momento, é essencial esclarecer direitos e deveres de cada um.

Integre-o à equipe

O contato com a equipe deve ser organizado, de modo que cada membro possa conduzir uma breve apresentação pessoal e profissional. Assim, o novo funcionário consegue se situar melhor no grupo, percebendo papéis e responsabilidades. Além da equipe direta de trabalho, é importante apresentar também representantes e gestores dos demais departamentos, para que seja criado um canal de comunicação.

Treine-os

O planejamento de treinamento dos novos funcionários deve considerar o perfil desses profissionais de modo a manter o foco nas necessidades reais. É preciso, então, estruturar cursos específicos, que podem ser ministrados por colaboradores experientes, por exemplo.

Rotinas de trabalho, processos, siglas e termos técnicos, utilização de softwares e equipamentos também devem fazer parte da programação. As empresas que contam com portais e sites internos podem sugerir a leitura de manuais, artigos e notícias ou ainda a realização de treinamentos on-line já disponíveis.

Supervisione

A presença do gestor é determinante durante a integração, supervisionando, orientando e auxiliando os novos funcionários. Nesse sentido, ferramentas de gestão, como o feedback, devem ser bastante utilizadas para evidenciar as expectativas da empresa e também para nortear a atuação do profissional.

Defina metas claras

É importante que o gestor defina metas claras, a curto e médio prazos, de modo a motivar e desafiar os novos funcionários. Ao mesmo tempo, é fundamental acompanhar o aprendizado, a dedicação e o comprometimento nesse início de trabalho, incentivando, valorizando e corrigindo desvios de comportamento.

Crie uma cultura de boas-vindas

A cultura de boas-vindas é importante para criar um ambiente acolhedor e produtivo. Assim, os colaboradores devem estar preparados para receber os novos funcionários de maneira simpática e colaborativa. Para tanto, é necessário que a empresa adote práticas que fortaleçam o engajamento e o espírito de equipe.

Essas dicas foram publicadas no site Catho, em 10/02/2016

Notícias relacionadas:

Para dar boas-vindas aos novatos, empresas mudam processos de integração

Bom desempenho no trabalho está diretamente ligado à forte integração da equipe

 

 

Comentários