Quase 30% dos executivos foram promovidos em 2010

Data 12/01/2011

 

Para 13% deles, salários cresceram mais de 10%, informa pesquisa

Em 2010, 69% dos executivos do estado de São Paulo procuraram novas oportunidades profissionais. É o que indica pesquisa feita pela consultoria Stautrh com 256 executivos pela rede de relacionamentos profissionais LinkedIn.

A combinação entre economia aquecida e carência de profissionais qualificados no mercado pode ser uma das explicações para esse fenômeno. “Um profissional só é incitado a buscar e a se expor a novos desafios quando percebe que o mercado está propenso para isso”, afirma Carlos Staut, diretor executivo da consultoria.

O índice de desenvolvimento na carreira comprova essa percepção. De acordo com a pesquisa, 29% dos executivos paulistas foram promovidos em 2010.

“Com o crescimento mais acelerado, as empresas foram obrigadas a buscar profissionais no mercado, mas também a valorizar aqueles que já estavam em casa”, afirma Staut.

“Além disso, com o aumento das contratações externas, abriram-se muitas oportunidades para que funcionários subissem na hierarquia da empresa”, diz Luiz Alencar, coordenador da pesquisa.

Segundo a pesquisa,dos profissionais que estavam procurando uma oportunidade ativamente, 46% participaram de três ou mais processos de seleção. Ao todo, 28% dos executivos entrevistados mudaram de emprego em 2010.

A onda de oportunidades também atingiu os executivos que não estavam à procura de novas oportunidades. Destes, 34% foram convidados por empresas ou consultorias para participar de processos de seleção.

Essa notícia foi publicada no Portal Exame, em 11/01/10.