Quase metade dos funcionários são demitidos nos primeiros 18 meses

Data 24/06/2014

Uma pesquisa mostrou que 46% dos recém-contratados são demitidos em seus primeiros 18 meses. Porém, essa estatística é evitável. Na maioria dos casos – quase 90% – problema é a adequação à cultura da companhia ou falta de habilidades ou conhecimentos técnicos.

A cultura corporativa são os padrões de comportamento aceitos, e as crenças e valores reforçados pela empresa. Por muito tempo, os diretores tem subestimado a importância disto na hora de contratar.

Um exemplo clássico é do executivo que acha sua companhia muito “boazinha” e quer uma abordagem mais agressiva. A maioria dos funcionários se comporta dessa maneira por acreditarem que esta é a forma certa. Ao empregar alguém com uma postura mais direita e sincera, toda a empresa reage de forma negativa.

Não é somente que o novo indivíduo aja diferente, mas que contradiga os valores já estabelecidos. Mudar a cultura é um processo bastante complexo e delicado e não acontece apenas ao jogar alguém divergente na mistura.

Então, fique atento. Se você acaba de ser contratado, procure saber mais sobre a cultura do lugar para ver se combinam. E caso seja gerente ou diretor, deixe muito claro qual tipo de abordagem é a mais rentável dentro da sua empresa.

 

Essa notícia foi públicada no site, Forbes Brasil em 22/06/2014

Comentários