Quatro dicas para separar a vida pessoal da profissional

Data 15/10/2013

Muitas pessoas sentem dificuldade na hora que separar a vida profissional do dia a dia em casa, com a família. Esse problema pode, inclusive, criar problemas tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Se você quer que isso não aconteça com você, veja essas as quatro dicas a seguir:

1 – E-mail
Parece uma coisa pequena, mas faz uma grande diferença: ter dois e-mails, um pessoal, outro profissional, é o primeiro passo para separar os dois âmbitos da sua vida. Use o seu e-mail pessoal para marcar encontros, conversar com os amigos, receber newsletters dos sites que você segue, etc. E utilize o seu e-mail profissional somente para assuntos do escritório.

2 – Roupas
Sempre que você chegar em casa depois do serviço, tire as roupas e coloque peças mais informais. Parece que não, mas usar a mesma roupa em casa que você usa para trabalhar faz com que você sinta mais dificuldade para desligar o "modo trabalho".

3 – Criatividade
É importante que você separe o seu lado criativo e solto do seu esforço do dia a dia. Por exemplo: se você possui um blog sobre música como hobby, deixe para pensar nas próximas postagens e possíveis pautas quando estiver em casa. O contrário também é verdade – não fique tentando encontrar soluções para problemas do escritório enquanto você estiver descansando, na sua casa.

4 – Redes sociais
Não fique adicionando todos os seus colegas de trabalho nas suas redes sociais pessoais. Por mais que você seja sociável e tenha uma boa convivência com todos eles, existem redes sociais específicas para esse tipo de contato, como o LinkedIn. Somente adicione aqueles que você mais tem afinidade, e tome cuidado para não liberar todas as suas informações. 

 

*Essa dica foi publicada no site Universia, em 11/10/2013

Comentários