Quer saber por que o seu pessoal não está trabalhando bem? Olhe-se no espelho!

Data 22/06/2011

 

* Por Ricardo Piovan

Sempre antes de ministrar um treinamento ou palestra em uma organização é comum a tal reunião de briefing. Ou seja, conversar com o RH e com alguns líderes para perceber o clima da empresa e os principais pontos que deverão ser abordados no evento. E, na maioria das vezes, começo a ouvir reclamações dos líderes sobre seus funcionários, dizendo que alguns são acomodados, incompetentes, desmotivados, cometem muitos erros etc. Internamente, começo a pensar: esta palestra não deveria ser dada somente aos liderados, mas também aos líderes, pois, de acordo com a frase de Ken Blanchard no título deste artigo, o resultado da equipe está relacionado ao grau de eficácia do líder, isto é, ao nível de maturidade de quem comanda.

Convido você a refletir sobre quatro características de um líder que não conseguem tirar resultados da sua equipe:

1. Ele nega com atitudes os valores da empresa – Sabe aquela plaquinha (missão, valores e visão ) que normalmente fica na recepção da empresa? Lá estão os valores da companhia. Um líder que não consegue resultados tende a negar aquelas frases com suas atitudes e comportamentos no dia a dia. Assim, muitos liderados leem aquelas frases e pensam: “Nem o meu líder faz isto!”

2. Ele desconhece o limite entre a pressão por resultados e falta de respeito – Buscar por resultados é uma coisa. Gritar, ironizar e chamar a atenção na frente de outras pessoas é outra completamente diferente. Liderados que são comandados por líderes autoritários não costumam dar tudo de si no momento de executar uma tarefa.

3. Falta a capacidade de inspirar os seus liderados – Um chefe simplesmente manda seu liderado fazer, um líder, antes de mandar, inspira o seu liderado, mostrando o que deve ser feito e porque deve ser feito, ele lhe dá um propósito. Pessoas que têm um motivo especial para trabalhar duro tendem a fazer muito mais do que lhe é solicitado.

4. Ele vai atrás do resultado certo da forma errada – Algumas vezes (nem sempre), este líder consegue o resultado a curto prazo, mas as suas atitudes desmotivam seus liderados a conseguirem os mesmos resultados para a próxima missão. Um líder autoritário sempre consegue resultados a curto prazo. A médio e longo prazo, os resultados simplesmente desaparecem, pois as pessoas não têm um bom motivo para fazer o que deve ser feito.

Caso você seja um líder e preocupou-se com as questões acima, saiba que é possível verificar se você tem ou não a liderança tóxica. Solicite feedbacks de seus liderados, questionando-os sobre os seus comportamentos como líder. Eles são ótimos espelhos para você.

Ricardo Piovan é palestrante e Coach Organizacional. (ricardo.piovan@portalfox.com.br )