Rede social corporativa: mais colaboração para o público interno

Data 07/12/2011

LG: Como funciona a Rede da Gente? Quais são as principais funcionalidades que a rede social proporciona aos colaboradores? Quando ela foi implantada?

Cíntia: A Rede da Gente, implantada em outubro de 2010, facilita aos colaboradores o conhecimento do negócio, permite o envio de mensagens individuais, recados abertos, comunicados corporativos, além da personalização com fotos e criação de comunidades por afinidade. Permite também que qualquer colaborador se comunique com o presidente da empresa ou com demais lideranças da companhia.

LG: De onde surgiu a iniciativa de implantar uma rede social interna na EcoRodovias? Quando vocês perceberam a necessidade de implantar este veículo na empresa?

Cíntia: Conectar mais de dois mil colaboradores que, durante o expediente, não têm acesso à internet, trabalham em turnos e fora do escritório, em três estados diferentes. O desafio de dar unidade à comunicação interna do grupo e fazer fluir a informação levou a EcoRodovias a desenvolver uma rede social proprietária na internet, que pode ser acessada de qualquer lugar. É espontânea e não foi desenvolvida para substituir a intranet.

LG: Uma rede social interna muda a forma de controle de informação da empresa, passando a atuar, cada vez mais, com uma comunicação bidirecional. Como a empresa lidou com esse processo de gestão de mudança na EcoRodovias? Foi preciso educar os colaboradores a utilizarem essa nova ferramenta?

Cíntia: Para o lançamento da Rede da Gente foram feitas campanhas explicativas, além de treinamentos exclusivos com os gestores, para que mostrassem aos seus funcionários a importância da ferramenta. Além disso, o departamento de comunicação de cada unidade está sempre disposto a sanar dúvidas dos colaboradores mais antigos e recém-contratados. Todo aprimoramento e atualização da ferramenta são transmitidos ao colaborador.

LG: Como a empresa, em especial o departamento de RH, utiliza a Rede da Gente para integrar e aproximar a empresa de seus colaboradores?

Cíntia: Para uma melhor integração entre RH e colaboradores, a Rede conta com um blog corporativo, que permite inserções de notícias com texto, foto ou vídeo e busca valorizar o trabalho desenvolvido internamente, bem como as ações e projetos do Grupo, reforçando os valores e a missão da empresa. A rede também é muito utilizada por gestores para divulgação de projetos corporativos e relacionamento com suas equipes.

LG: Quais foram os principais resultados, relacionados à melhoria no ambiente interno, com a implantação da Rede da Gente na empresa?

Cíntia: A Rede da Gente desempenhou papel fundamental para estreitar relacionamento entre colaboradores, permitir maior conhecimento do grupo, quebrar barreiras hierárquicas, possibilitar a sensação de pertencimento, criar uma rede colaborativa e aumentar a transparência no processo de comunicação da companhia. Em nove meses, a Rede tornou-se ferramenta popular, com ampla adesão interna, resultando em colaboradores mais motivados.

LG: Para as empresas que ainda não usam essa ferramenta, mas querem adotá-la em sua gestão interna, por onde você aconselha que elas comecem?

Cíntia: Estudar o ambiente interno é fundamental. Conhecer a necessidade dos colaboradores e a realidade de trabalho de cada um deles é o primeiro passo para decidir quais ferramentas a nova rede deve ter.

Cíntia Guimarães é Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e assessora de Comunicação Empresarial do Grupo EcoRodovias desde outubro de 2010.