O que falta para o RH dar autonomia aos líderes?

Data 04/09/2018
autonomia líderes

Para lidar com os novos desafios, o RH precisa cada vez mais contar com o apoio dos líderes, responsáveis por fazer a gestão de pessoas no dia a dia. Mas como conseguir o engajamento da liderança? Como transformar em prática organizacional e padronizar essa gestão de forma ágil e eficaz? Uma das respostas pode estar no investimento em tecnologias que facilitem a rotina atribulada dos gestores e deem autonomia a eles.

autonomia líderes

Investir nesse aspecto tem se tornado ainda mais relevante. Segundo a Pesquisa Nacional com a Média Liderança 2016, organizada pela Ação Integração, 66% dos gestores se enxergam como o principal canal de comunicação interna. E afirmam ainda que, para buscar o engajamento dos colaboradores, precisam de suporte das áreas de RH e comunicação interna na condução desse processo de desdobramento.

No mesmo estudo, somente 26% dos entrevistados acreditam que o gestor imediato não é uma importante fonte de informação sobre missão, visão e valores da empresa. O desenvolvimento de líderes é tendência no Brasil e no mundo todo. Não à toa, em outro relatório internacional, o “Business and Human Capital Challenges”, feito em 2015, pela Society of Human Resource Management, mostrou que o progresso da próxima geração da liderança é uma das maiores preocupações do RH.

Ferramentas de RH para gestores

Os sistemas de gestão de pessoas estão sendo pensados para as necessidades tanto do RH, quanto dos gestores. Aprovação de férias, fechamento de ponto, gestão de desempenho e outras atividades podem ser realizadas com mais precisão e independência pelos líderes.

Com a aquisição da tecnologia certa,  os gerentes têm dados precisos para tomada de decisão e ganham na proximidade com o time. Assim, o RH contribui não só com o ganho de produtividade e independência, como evita erros e desafoga a área.

Sabendo da relevância do assunto, para discutir sobre ferramentas de RH para uso da gestão, no dia 28 de setembro, às 10h30 (horário de Brasília), Ricardo Villares, Gerente Comercial – HCM da LG lugar de gente, vai trazer o tema para um webinar on-line e gratuito. O momento é destinado a mostrar ao RH como ele pode contribuir com a autonomia de líderes, instrumentalizando toda a empresa em prol dos objetivos organizacionais.