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RH mobile: como garantir uma melhor experiência do colaborador através do autoatendimento

Data 20/04/2021
homem mobile trabalho RH

Você já ouviu falar em RH mobile? Trata-se de oferecer soluções que permitem que os processos de gestão de pessoas sejam executados ou acessados por meio de aplicativos. O conceito, que já é a realidade de muitas companhias, ganhou mais força no último ano por facilitar a gestão à distância.

Com a consolidação do home office, previsto para continuar mesmo após o fim da pandemia, o brasileiro está cada vez mais inclinado a resolver problemas e usar recursos on-line em seus smartphones. É isso que mostrou a pesquisa aplicada neste ano pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com entrevistas a mais de 13 mil pessoas em todo o país.

O estudo mostra que 60% dos brasileiros preferem ser atendidos por canais digitais. Os motivos para a escolha são muitos: 46% acreditam que o atendimento eletrônico poupa tempo, 29% afirmam que a maior vantagem consiste em não ir presencialmente às instituições, 8% disseram que gera economia de dinheiro e 7% apreciam a eliminação de intermediários para acelerar o processo.

A mesma tendência alcança diferentes esferas de serviços e no RH não seria diferente. A possibilidade de autogestão dos funcionários facilita o acesso do colaborador às demandas da área e oferece autonomia de forma simples e intuitiva.

Entenda o que é um RH mobile e como implementá-lo na sua empresa:

RH mobile: o self-service dos processos operacionais

Imagine se, em sua organização, diversas solicitações como: férias, consulta de recibo de pagamento, marcação de ponto e outras atividades pudessem ser realizadas pelos gestores e colaboradores através do tablet ou smartphone?

Isso é possível quando sua empresa tem um RH mobile. Considerado um modelo self-service, algumas atividades exercidas pela área de gestão de pessoas podem ser executadas pelos próprios colaboradores ou gestores, por meio de aplicativos. Isso pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar, liberando tempo para priorizar ações e programas relevantes para a estratégia do negócio.

Experiência do colaborador

Nesse cenário, Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, recomenda que os gestores façam uma reflexão: “Se no dia a dia utilizamos aplicativos que facilitam nossas vidas, tudo digital e por dispositivos móveis, por que não oferecer uma experiência semelhante nas empresas? Não é necessário e talvez nem faça sentido mais usar impressos em qualquer processo de RH. E lembre-se: quanto mais feliz o colaborador, mais engajado e motivado ele fica”, destaca.

A Titan Pneus do Brasil, cliente da LG lugar de gente desde 2019, já aproveita os benefícios de ter um RH mobile. Jaqueline Santos, Especialista de Recursos Humanos da empresa, conta como foi a experiência de implantar uma solução específica de autoatendimento, a fim de tornar os colaboradores participantes ativos dos processos de gestão de pessoas.

“Utilizamos a ferramenta de autoatendimento via web e mobile. Tudo isso está disponível na palma da mão, de forma prática e instantânea. Vemos uma fácil adaptação das pessoas, desde aquelas que trabalham no escritório até as da fábrica, influenciando diretamente em suas experiências”, afirma.

Felipe ressalta a importância do assunto para as companhias como um todo: “Investir para inovar na gestão de pessoas e melhorar a experiência dos colaboradores é investir na otimização do negócio, afinal, quando falamos de uma boa relação com os funcionários, falamos de qualidade de vida, trabalho simplificado e com significado, satisfação pessoal e profissional, melhores entregas e resultados”.

O momento é agora

Com o departamento atuando cada vez mais à distância, em previsão de continuidade mesmo no pós-pandemia, a hora de investir em mobilidade para o RH é agora. Para o Vice-Presidente da LG lugar de gente, Marcello Porto, as companhias já perceberam essa nova exigência, mas ainda esbarram na insegurança.

“Muitas vezes, elas não sabem como viabilizar esse tipo de solução e, por falta de informação, relacionam isso a um projeto caro e complexo. Hoje são poucas as coisas que nós fazemos sem um aplicativo. Partindo disso, eu diria que a questão hoje não é o quanto isso vai favorecer as organizações, mas sim o quanto elas serão prejudicadas por não adotarem essas tecnologias”, avalia o Vice-Presidente.

A boa notícia, segundo Marcello, é que já não é mais necessário começar do zero para implementar essa tecnologia, basta escolher o parceiro certo. “Nem todas as empresas têm, por exemplo, o suporte de um sistema de parceiros como a LG lugar de gente, que tem uma solução mobile que ele poderia adquirir, fazer um plug ‘n’ play e funcionar”. 

4 soluções para ter um RH mobile

1- Registro de ponto

O Ponto Gen.te é o aplicativo para registro da jornada de trabalho dos colaboradores. Ideal para todo tipo de companhia, mas, principalmente, para aquelas que possuem funcionários alocados fora do escritório.

Algumas das possibilidades dessa ferramenta são marcação de ponto via geolocalização, registro de ponto através de QR Code, marcação de ponto off-line, identificação através de biometria facial, notificações e avisos de saída e retorno à jornada de trabalho, além de notificações ao gestor sobre a ausência do colaborador.

2- Feedback

O Feedback Gen.te é o aplicativo para dar e receber feedbacks individuais e coletivos, em tempo real. Através desse sistema, funcionários e líderes avaliam projetos, reuniões, atitudes e atividades no trabalho.

O app disponibiliza histórico de feedbacks na timeline, interação com os feedbacks através de “aplausos”, “curtidas” e “comentários”, envio de feedbacks de forma individual e coletiva, associação de competências, habilidades e sentimentos ao feedback. Também é possível envio de feedback com diferentes privacidades, como público, time, para equipes envolvidas em um projeto, privado ou somente gestor.

3- Autoatendimento

O Gen.te Mobile é o aplicativo de autoatendimento de RH para agilizar o atendimento interno às demandas dos colaboradores e desafogar a área de gestão de pessoas das atividades operacionais.

Isso tudo através de serviços como solicitações de férias, afastamentos e benefícios, assinatura digital do aviso de férias, consulta ao demonstrativo de pagamento, informe de rendimentos, acompanhamento de atividades pendentes como treinamentos não realizados, avaliações não respondidas e comunicações aos colaboradores através de push notifications, pesquisas e enquetes.

4- Recrutamento e seleção

Para acelerar o recrutamento e seleção, o Entrevista Gen.te é o aplicativo que permite realizar entrevistas por vídeo com os candidatos. Isso reduz os custos de deslocamento, otimiza o tempo com encontros presenciais e aumenta eficiência do processo seletivo.

Com ele, é possível gravar de vídeos a pré-entrevistas, notificar os candidatos via e-mail, enviar questionários de múltiplas escolhas. Além desses pontos, existem outras possibilidades como a avaliação de domínio de língua estrangeira e a leitura facial para identificação de expressões e sentimentos do candidato.

Quer saber mais sobre os benefícios e facilidades que um RH mobile pode agregar ao seu negócio nesse momento? Participe do webinar gratuito “Gestão de pessoas on-line: como superar os desafios?”, clicando aqui.


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