RH mobile: como garantir uma melhor experiência do colaborador através do autoatendimento

A adoção desses aplicativos pelo RH pode gerar mais autonomia, produtividade e promover a satisfação dos funcionários

Você já ouviu falar em RH mobile? Trata-se de oferecer soluções que permitem que os processos de gestão de pessoas sejam executados ou acessados por meio de aplicativos. O conceito, que já é a realidade de muitas companhias, ganhou mais força nos últimos anos por facilitar a gestão à distância.

Uma pesquisa da Sercom, realizada em 2022 com 1081 brasileiros, mostrou que 64% das pessoas preferem ser atendidas nos canais digitais das empresas (WhatsApp/Telegram), chat (28%) e redes sociais (8%) em vez do atendimento tradicional (email, telefone).

Tal preferência se deve ao fato de que esses canais oferecem atendimento rápido e de qualidade. Além de uma interface simples, suporte em tempo integral, uso de redes sociais e facilidade de contato, entre outros fatores.

Como consequência, nota-se que o investimento em soluções para um atendimento digital e integrado (omnichannel) se faz cada vez mais urgente. Afinal, a utilização de soluções digitais é benéfica tanto para atender aos consumidores quanto para se destacar da concorrência.

A mesma tendência alcança diferentes esferas de serviços e na gestão de pessoas não seria diferente. A possibilidade de autogestão dos funcionários, por meio do RH mobile, facilita o acesso do colaborador às demandas da área e oferece autonomia de forma simples e intuitiva.

Entenda o que é um RH mobile e como implementá-lo na sua empresa.

RH mobile: o self-service dos processos operacionais

Imagine se, em sua organização, diversas solicitações como: férias, consulta de recibo de pagamento, marcação de ponto e outras atividades pudessem ser realizadas pelos gestores e colaboradores através do smartphone?

Isso é possível quando sua empresa tem um RH mobile. Considerado um modelo self-service, algumas atividades exercidas pela área de gestão de pessoas podem ser executadas pelos próprios colaboradores ou gestores, por meio de aplicativos. Isso pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar, liberando tempo para priorizar ações e programas relevantes para a estratégia do negócio.

Experiência do colaborador

Nesse cenário, Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, recomenda que os gestores façam uma reflexão: “Se no dia a dia utilizamos aplicativos que facilitam nossas vidas, tudo digital e por dispositivos móveis, por que não oferecer uma experiência semelhante nas empresas? Não é necessário e talvez nem faça sentido mais usar impressos em qualquer processo de RH. E lembre-se: quanto mais feliz o colaborador, mais engajado e motivado ele fica”, destaca.

A Titan Pneus do Brasil, cliente da LG lugar de gente desde 2019, já aproveita os benefícios de ter um RH mobile. Jaqueline Santos, Especialista de Recursos Humanos da empresa, conta como foi a experiência de implantar uma solução específica de autoatendimento, a fim de tornar os colaboradores participantes ativos dos processos de gestão de pessoas.

“Utilizamos a ferramenta de autoatendimento via web e mobile. Tudo isso está disponível na palma da mão, de forma prática e instantânea. Vemos uma fácil adaptação das pessoas, desde aquelas que trabalham no escritório até as da fábrica, influenciando diretamente em suas experiências”, afirma.

Felipe ressalta a importância do assunto para as companhias como um todo: “Investir para inovar na gestão de pessoas e melhorar a experiência dos colaboradores é investir na otimização do negócio, afinal, quando falamos de uma boa relação com os funcionários, falamos de qualidade de vida, trabalho simplificado e com significado, satisfação pessoal e profissional, melhores entregas e resultados”.

O momento é agora

Com o departamento atuando cada vez mais à distância, já que, mesmo após a pandemia, muitas empresas continuaram a aderir o home-office e o modelo híbrido, é fundamental investir no RH Mobile. Apesar das companhias já perceberam essa nova exigência, muitas ainda esbarram na insegurança.

Embora cada empresa tenha a sua cultura, as plataformas de Gestão do Capital Humano devem embarcar boas práticas ao mesmo tempo que se adaptam ao setor de atuação e porte da empresa.

“As ferramentas disponíveis possibilitam várias aplicações, parametrizações, processos e melhores práticas para gestão de pessoas. É importante parametrizar o seu sistema de acordo com a sua realidade”, ressalta Felipe.

4 soluções para ter um RH mobile

1- Registro de ponto

O Ponto Gen.te é o aplicativo para registro da jornada de trabalho dos colaboradores. Ideal para todo tipo de companhia, mas, principalmente, para aquelas que possuem funcionários alocados fora do escritório.

Algumas das possibilidades dessa ferramenta são marcação de ponto via geolocalização, registro de ponto através de QR Code, marcação de ponto off-line, identificação através de biometria facial, notificações e avisos de saída e retorno à jornada de trabalho, além de notificações ao gestor sobre a ausência do colaborador.

2- Feedback

O Feedback Gen.te é o aplicativo para dar e receber feedbacks individuais e coletivos, em tempo real. Através desse sistema, funcionários e líderes avaliam projetos, reuniões, atitudes e atividades no trabalho.

O app disponibiliza histórico de feedbacks na timeline, interação com os feedbacks através de “aplausos”, “curtidas” e “comentários”, envio de feedbacks de forma individual e coletiva, associação de competências, habilidades e sentimentos ao feedback.

Também é possível envio de feedback com diferentes privacidades, como público, time, para equipes envolvidas em um projeto, privado ou somente gestor.

3- Autoatendimento

O Gen.te Mobile é o aplicativo de autoatendimento de RH para agilizar o atendimento interno às demandas dos colaboradores e desafogar a área de gestão de pessoas das atividades operacionais.

Por meio de uma interface moderna, pelo aplicativo você pode:

• Realizar diversas solicitações, como férias, afastamento e benefícios;
• Consultar perfil do colaborador, recibo de pagamento, informe de rendimentos, entre outros; • Divulgar vagas internas e realizar feedbacks;
• Executar marcação de ponto por geolocalização;
• Acompanhar atividades pendentes, como treinamentos não realizados, avaliações não respondidas etc.;
• Visualizar dados da equipe;
• Emitir relatórios;
• Emitir alertas através de push notification;

Com ele, algumas atividades passam a ser executadas pelos próprios funcionários e gestores, a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar acionar a área de gestão de pessoas.

4- Recrutamento e seleção

Para acelerar o recrutamento e seleção, o Entrevista Gen.te é o aplicativo que permite realizar entrevistas por vídeo com os candidatos. Isso reduz os custos de deslocamento, otimiza o tempo com encontros presenciais e aumenta eficiência do processo seletivo.

Com ele, é possível gravar de vídeos a pré-entrevistas, notificar os candidatos via e-mail, enviar questionários de múltiplas escolhas. Além desses pontos, existem outras possibilidades como a avaliação de domínio de língua estrangeira e a leitura facial para identificação de expressões e sentimentos do candidato.

Quer uma ferramenta que transforme seus colaboradores em participantes ativos dos processos de RH? Conheça o Gen.te Agrega – Autoatendimento e descubra como centralizar todos os recursos para atendimento de gestão de pessoas em um só local.

Publicada em 20 de abril de 2021 e atualizada em 18 de outubro de 2023.

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

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