RH na nuvem: transformando a gestão de pessoas

Especialistas afirmam que a adoção da tecnologia em nuvem no RH otimiza processos e reduz custos

A computação em nuvem já chegou ao RH. É o que afirma a pesquisa global “Cloud HR: The future belongs to the bold”, realizada pela KPMG, em 2016, com mais de 800 executivos de 52 países. O estudo apontou que 42% das empresas irão substituir seus sistemas atuais de gestão de pessoas por soluções baseadas na tecnologia em nuvem. Entre os motivos para colocar o RH na nuvem, segundo os respondentes, estão: aumentar o “valor agregado do negócio” (63%); maior acesso às informações gerenciais (53%); e contribuir para que a área tenha uma atuação mais voltada para o alcance das estratégias da organização (24%).

Mas o que a tecnologia em nuvem para gestão de pessoas possibilita ao RH? Que tipo de problemas ela pode resolver? Que benefícios ela traz para as empresas? Para responder essas questões, a LG lugar de gente conversou com diversos especialistas no assunto. Confira!

Para Patrícia Molino, Sócia da KPMG, que conduziu o estudo sobre o tema, a crescente adoção da cloud computing para a gestão de pessoas se justifica pela otimização que ela proporciona: “Os benefícios de ter os sistemas de RH na nuvem envolvem redução de custos, aumento de produtividade, facilidade no gerenciamento de atividades e flexibilidade”.

O número de empresas que adotaram ou que pretendem adotar sistemas de RH na nuvem vem crescendo. É o que revela os dados coletados em 2017 para a segunda edição do estudo da KPMG. “Verificamos este ano que 33% das companhias pretendem implementar novas tecnologias, sendo várias delas em cloud”, afirma Patrícia.

Benefícios de ter o RH na nuvem

RH na nuvem

De acordo com Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, comumente encontramos a cloud computing sendo utilizada em diversas áreas das companhias para otimizar suas atividades, por exemplo, no setor de vendas e logística. E, para o RH, o objetivo não é diferente: melhorar seus processos. “Os desafios na gestão de pessoas são de certa forma perenes: recrutar, capacitar, engajar, entre outros. O que muda ao longo do tempo é a forma como os superamos. A tecnologia tem papel determinante neste cenário. Soluções em nuvem permitem atuar de forma que até então não era possível”, afirma o diretor.

Confira os principais benefícios de ter o RH na nuvem!

Redução de Custos: com a computação em nuvem, os gastos com infraestrutura são reduzidos, o que inclui aquisição e atualização de hardware, sistemas operacionais, gerenciadores de banco de dados, espaço físico, energia elétrica e mão de obra para gestão de todo esse aparato.

Autonomia para o RH: há menor necessidade do envolvimento da área de Tecnologia da Informação (TI) em todo o ciclo de aquisição e operação do software.

Flexibilidade e mobilidade: é possível acessar as informações do RH da sua empresa de qualquer lugar, a qualquer hora, sendo necessário, apenas a conexão com a internet. Além disso, a tecnologia em nuvem pode ser adaptada a qualquer tipo de negócio, independentemente da quantidade de colaboradores.

Integração com outros sistemas: as soluções em nuvem dispõem do recurso de APIs, que permitem que sejam criadas diversas integrações facilmente. Dessa forma, o RH consegue uma visão unificada das informações, aumentando a produtividade e diminuindo a necessidade de manutenção.

Segurança dos dados: os provedores nuvem adotam padrões e normas internacionais de privacidade e segurança e estão sempre atualizados com as melhores práticas do mercado. Além disso, a computação em nuvem conta com backups automáticos, que garantem que o RH tenha sempre uma cópia de suas informações.

Inovação: atualização de versões constantes e automáticas, de forma que o RH não deverá se preocupar em adquirir, administrar, manter e atualizar os servidores de aplicativos e de dados: ele vai simplesmente usar.

Facilidade: as ferramentas em nuvem para gestão de pessoas possuem interface simples e intuitiva, que são mais fáceis de utilizar. Outro benefício nesse sentido é a possibilidade de diagnosticar e resolver problemas com maior rapidez, sem que o sistema fique indisponível.

Agilidade: com a nuvem, não é necessária contratação de servidores para aumentar a capacidade ou instalar um novo sistema. De acordo com Cesar Taurion, CEO da Litteris Consulting, a utilização da cloud para a gestão de pessoas torna a organização mais ágil. “O RH, como qualquer outro setor da empresa, tem que responder rápido as demandas como um todo, afinal, ele não pode ser uma área isolada do restante da companhia. E o uso da computação em nuvem para a gestão de pessoas, entre outras coisas, dá mais agilidade, pois área não fica dependente da contratação de servidores para aumentar a capacidade ou instalar um novo sistema”, afirma o especialista.

Entre tantos benefícios, a tecnologia em nuvem pode ser utilizada por empresas de diversos portes. É o que afirma Daniela Mendonça, Presidente da LG lugar de gente: “Temos clientes com mais de 100 mil colaboradores e outros com 300. Qualquer um deles pode adotar a nuvem para otimizar seus processos”.

Para Fábio de Paula, Diretor de Segmento de Negócios da Intel Brasil, investir em nuvem é primordial e já se tornou uma questão de competitividade para as empresas. “As companhias que estão utilizando a cloud computing têm um ganho de eficiência, de flexibilidade e de escalabilidade. Se você precisa crescer, contrata mais. Se precisa diminuir de tamanho, você paga menos, porque está contratando como serviço e não tem o investimento de infraestrutura. Isso traz ganhos de dez a cem vezes mais na eficiência das organizações”, afirma o diretor.

Ficou interessado? Quer adotar essa tecnologia para a gestão de pessoas da sua empresa? Clique aqui e conheça a Suíte Gen.te nuvem da LG lugar de gente! A primeira e mais completa e integrada solução de RH na nuvem, totalmente aderente a legislação trabalhista brasileira. 

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.