Segurança da informação na gestão de pessoas: por que esse assunto também é com o RH?

O Diretor de Tecnologia da LG lugar de gente, Weslei Fernandes, destaca que as áreas de recursos humanos e TI precisam trabalhar juntas para garantir a segurança dos dados dos colaboradores

Como está a atualização do antivírus da sua companhia? O firewall, software que bloqueia acessos remotos aos computadores da sua empresa, está entre as prioridades? Essas perguntas, que antes faziam parte apenas do contexto da TI, também estão passando a preocupar o RH. Isso porque o tema segurança da informação na gestão de pessoas está cada vez mais na pauta dos gestores de recursos humanos.

segurança da informação na gestão de pessoas

O RH tem o compromisso de resguardar os dados pessoais e bancários dos colaboradores, bem como as informações estratégicas da companhia. Segundo o Diretor de Tecnologia da LG lugar de gente, Weslei Fernandes, os dados da gestão de pessoas são muito estratégicos, pois estão relacionados à força de trabalho. “Imagine, por exemplo, se um concorrente tiver acesso aos cargos e salários de uma companhia, que teve suas informações expostas. Ele poderá utilizá-los estrategicamente, de forma a oferecer melhores condições e atrair os profissionais. Essa é uma das informações importantes e valiosas da gestão de pessoas, que precisam ser guardadas com muito cuidado”, explica.

Para evitar esse e outros problemas, Weslei cita algumas dicas de segurança que podem ajudar a gestão de pessoas. Confira!

1 – Mapeie e antecipe possíveis vazamentos

Para o diretor, é preciso identificar de que lugares podem vir o vazamento de informações e em que situações elas podem cair nas mãos de terceiros. “As pessoas tendem a achar que dados só vazam de computadores. Mas um gestor de RH poderia fazer uma listagem e levá-la para casa, por exemplo. Se tivesse que dar um conselho seria: você conhece as pessoas que têm acesso a essas informações? Esse é o primeiro ponto que sua empresa deve se preocupar. Em um segundo momento, vem a parte de TI, já que as pessoas dessa área também possuem acesso a esse histórico”, explica Weslei.

2 – Crie políticas de segurança da informação

As regras sobre divulgação de dados são claras? Segundo Weslei, é fundamental que, juntamente com o apoio da TI, o RH defina políticas para os colaboradores. “É importante elaborar um manual de conduta, com o que pode ou não ser feito. A gestão de pessoas pode definir, por exemplo, regras sobre acessos, e a TI pode fazer configurações que limitem as ações nos computadores para evitar o vazamento”, comenta.

O diretor ressalta como funciona esse processo na LG lugar de gente. “Quando o colaborador entra na empresa, precisa assinar o Código de Ética e Conduta, que é um documento em que ele se compromete, por exemplo, a não instalar jogos e/ou software não oficiais, ou seja, não adquiridos pela LG, nos equipamentos da empresa. Isso dá respaldo para área de RH”, destaca.

Outro ponto que ele reforça é a assinatura de termos de sigilo, compromisso e confidencialidade. “Os funcionários precisam estar cientes de que não podem divulgar qualquer informação. Se fizerem isso, serão penalizados. Nesse sentido, os termos de confidencialidade podem impor multas e mencionar que as pessoas estarão sujeitas às punições previstas na lei, caso forneçam dados a terceiros indevidamente”, pontua o diretor.

3 – Evite perdas de dados

Weslei explica que as empresas podem perder seus dados de muitas maneiras, por isso vale a pena investir na prevenção. “As causas são diversas. O sistema pode perder informações ou alguém deletá-las, pode haver pane elétrica e eventos externos, como enchentes, desabamentos, acidentes naturais ou que levem à destruição de equipamentos. Por isso, o RH deve exigir que a TI tenha backup das informações utilizadas diariamente”, destaca.

O diretor reforça que esses problemas são facilmente evitados com soluções em nuvem que garantem a segurança da informação na gestão de pessoas. “Na Suíte Gen.te nuvem, por exemplo, esse processo de backup e segurança é todo feito pela LG lugar de gente. Já em sistemas on-premises, o RH demanda essa atividade da TI e por isso precisa acompanhar e exigir que a área de tecnologia faça backups regularmente”, completa.

Sua empresa já teve problemas com segurança de dados dos colaboradores? Precisa de uma solução amigável e de baixo custo? Conheça a Suíte Gen.te nuvem! Entenda como funciona a operação dos datacenters da LG lugar de gente, a segurança e os backups. Clique aqui para saber mais sobre o tema!

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.