
Apesar do ceticismo no início de seu desenvolvimento, o eSocial já mostrou a que veio. O projeto, que demonstrou o quão complexo pode ser com o início da prestação de informações referentes aos empregados domésticos, ainda tem um grande passo a dar com a obrigatoriedade para as empresas.
Alinhamento de cultura, avaliação de processos e educação dos colaboradores são apenas alguns itens que as organizações precisam riscar da lista para que os dados cheguem ao governo dentro do prazo e da maneira correta.
Neste cenário de mudança, a área de RH será uma das mais exigidas. Segundo Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, “O RH deve ser mais estratégico, pois ele é o responsável por conscientizar os envolvidos como colaboradores, gestores e diretoria. Além disso, ele deve encabeçar a mudança de cultura, principalmente, no que tange ao cumprimento dos prazos”.
Sua empresa está preparada para o eSocial?
Para apoiar no planejamento desse processo de mudança, a LG separou algumas dicas para que você verifique se sua equipe e organização estão alinhadas e preparadas para o projeto do governo federal. Confira abaixo:
1. Defina o dono
Além de assumir a frente do projeto, as pessoas responsáveis precisarão conhecer bem o tema eSocial, ter autonomia na empresa, distribuir as responsabilidades e reportar à alta direção.
2. Alinhe o processo com terceiros
Reúna as empresas terceirizadas com as quais possui contrato e que, de alguma forma, serão responsáveis por prestar informações sobre essa relação. Ou seja, ajuste os processos ao parceiro.
3. Mapeie os sistemas da empresa
Avalie quais serão as integrações necessárias, pois isso garantirá a entrega de informações com qualidade.
4. Atualize os cadastros dos funcionários
Faça o saneamento dos cadastros de funcionários. Muitas vezes, as informações podem estar desatualizadas.
5. Repense os processos para o formato digital
Ou seja, registre o fato quando ele ocorrer, integre as áreas e os processos de negócios, estabeleça prazos, parametrize sistemas e faça cálculos retroativos, para
estar no padrão que será exigido pelo eSocial.
6. Invista em governança
Antecipe os problemas, avalie inconsistências, cheque as informações e defina ações de melhorias continuamente.
Gostou das dicas? Então, não deixe de ler o ebook “eSocial: a era da mudança” e fique por dentro de outros temas de relevância para a área. Clique aqui e faça o download!
Notícias relacionadas:
Leiaute do eSocial deve ser lançado até o dia 31 de março
LG lugar de gente promove debate sobre eSocial em Curitiba
Já escolheu os parceiros que irão apoiar sua empresa com o eSocial?
Comentários