Sodexo investe em ações para redução do consumo de água e energia

Data 19/10/2015

Em entrevista à Huma, a Gerente de Produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos, Luciana Aoki, conta como a empresa investe em ações para redução do consumo de água e energia. 

Huma: Contextualize brevemente a atuação da Sodexo no Brasil e o negócio da empresa.

Luciana Aoki: Fundada em 1966 por Pierre Bellon, a Sodexo é líder mundial em serviços que geram qualidade de vida, um fator essencial para os indivíduos e para o desempenho das organizações. Opera em 80 países e atende a 75 milhões de clientes todos os dias, através da combinação de Serviços On-site, Serviços de Benefícios e Incentivos e Serviços Pessoais. No Brasil, atua nas duas primeiras frentes em ofertas desenvolvidas, a partir de uma experiência de 49 anos de mercado, e conta com mais de 420 mil funcionários ao redor do mundo.

Huma: Quando a Sodexo começou a investir em ações que visam reduzir o consumo dos recursos naturais? As ações fazem parte de algum programa específico?  

Luciana Aoki: A Sodexo sempre focou no crescimento sustentável, em todos os 80 países que atua, a empresa incentiva colaboradores, clientes e outros parceiros a reduzir os impactos que podem ser causados ao meio ambiente. Um amplo leque de ações de sustentabilidade e responsabilidade social faz parte do dia a dia da companhia, também chamado de The Better Tomorrow Plan (Plano para um amanhã melhor). 

Huma: Você pode citar alguma ação específica desenvolvida nesse programa?

Luciana Aoki: Desde o início deste ano, o alerta forte que ocorreu em São Paulo, em relação à água, nos fez desenvolver o Transborde Atitudes. A campanha tinha o objetivo de incentivar os colaboradores da Sodexo a reduzir o consumo de água, energia e também eliminar o uso de garrafas plásticas de água mineral. 

Instalamos medidores individuais de água e de luz nos andares da matriz da Sodexo. Os equipamentos permitiram identificar o grupo de funcionários que mais contribuiu para o controle do consumo de água e energia. Os colaboradores do andar mais econômico receberam um cartão Sodexo Premium Pass, que é uma solução da categoria de Reconhecimento da empresa, no valor de R$ 100,00. 

Já nas filiais, que ocupam escritórios em vários estados, os funcionários foram motivados a enviar sugestões para redução de consumo. A melhor ideia foi premiada com um Sodexo Premium Pass no valor de R$ 700,00.

Huma: É possível mensurar resultados? Quanto está sendo economizado?

Luciana Aoki: Ao fim de três meses da campanha, alcançamos 29% de redução no consumo de energia, 11% de redução do consumo geral de água (que significa um total de 34 metros cúbicos de água por mês) na sede da Sodexo Benefícios e Incentivos, em Alphaville, São Paulo. 

Além disso, garrafas plásticas, que eram diariamente utilizadas em diversas reuniões, foram substituídas pelo uso de jarras com água filtrada. Desta forma, além de diminuir o desperdício do recurso hídrico, a empresa aboliu a compra de 40 mil embalagens, o que significa 600 quilos a menos do material na natureza em 90 dias. O interessante é percebermos o real envolvimento das pessoas com o tema. Nosso objetivo é fazer uma manutenção daqui em diante para que a economia seja contínua.

Huma: Como a empresa incentiva seus funcionários a economizar os recursos naturais no ambiente de trabalho? E em casa? 

Luciana Aoki: Além do Transborde Atitudes, já temos o hábito de usar comunicados on-line e off-line em diversos espaços da empresa para chamar a atenção dos colaboradores para temas relacionados à sustentabilidade. 

Além disso, as iniciativas do The Better Tomorrow Plan também servem de alerta à toda a equipe para a importância de atuarmos de forma equilibrada, sem prejudicar o meio em que estamos. Por sermos uma empresa de serviços de qualidade de vida, que trabalha para melhorar o bem-estar das pessoas, carregamos isso como um valor continuamente.

Huma: Por que é importante que as empresas invistam em ações como essa?

Luciana Aoki: É importante que as empresas invistam e evoluam a sustentabilidade. Enquanto o tema for tratado como algo factual por organizações e pelas pessoas de modo geral, mudanças profundas necessárias ficarão em segundo plano. É nesse sentido, inclusive, que o Transborde Atitudes e todas as iniciativas do The Better Tomorrow Plan envolvem também os nossos clientes, parceiros e as comunidades em que estamos inseridos. Sabemos que podemos ir além do ambiente da empresa e contribuir com uma mudança de mentalidade e de atitudes ao nosso redor.

 Empresa investe em ações para redução do consumo de água e energia.

 

Luciana Aoki trabalha há mais de 10 anos na área de Comunicação e Marketing. É especialista em pesquisa de mercado, desenvolvimento de branding, conversão de estratégias de negócios em 360°, marketing direto, marketing digital, marketing de relacionamento, campanhas de incentivo, eventos, relações públicas e endomarketing. Atualmente é gerente de produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Comentários