Sucesso e felicidade podem andar juntos

Data 11/10/2011

“Transcender o âmbito profissional é o segredo para quem deseja montar uma estratégia de carreira equilibrando sucesso e felicidade”, afirma Flávio Pacini, managing director da GI Group Company, especialista em carreira que estará presente na próxima HSM ExpoManagement 2011, ministrando a palestra “Estratégia e gestão de projetos aplicada ao gerenciamento de carreira”.

Mais do que a trajetória no mercado de trabalho, a carreira faz parte da história de vida de cada pessoa. Porém, segundo o gestor, a maioria das pessoas tende a pensar na carreira olhando somente para o mercado e para a organização, quando deveria priorizar suas crenças e valores pessoais neste processo.

“É preciso pensar em projetos que possam equilibrar a evolução profissional às perspectivas pessoais, além de amadurecer a visão do que realmente é o sucesso”, sugere o executivo.

Autoconhecimento

Pensar nas realizações pessoais, desenvolver uma lista com atividades e funções às quais gostaria de desempenhar são formas de se exercitar o autoconhecimento antes de iniciar o planejamento estratégico de uma carreira.

“Entretanto, o profissional deve olhar de forma mais estratégica para o mercado e para a sua carreira, direcionando sua evolução de acordo com o plano que se tem e não apenas de forma reativa aos fatos”, alerta Pacini.

Acompanhe algumas dicas do especialista para construir uma estratégia de carreira.

  • Crie um objetivo baseado em valores – enumere as coisas que você considera importante para o sucesso de sua carreira, levando em conta suas crenças de valor para a vida.
  • Olhe para o contexto de forma mais direta – perceba quais são suas capacidades e conhecimentos, como é o seu emprego atual, quais cursos você já fez, qual a realidade do mercado em que está inserido e qual é o momento da sua carreira.
  • Tendências – Se permanecer igual, como sua carreira se desdobrará? Perceba que quando o contexto é modificado, os resultados também mudam.
  • Como você deseja ser visto? Encare a si mesmo como uma oferta de valor – quanto vale sua capacidade e os serviços que você executa?
  • Comece a planejar – fragmente sua estratégia global em pequenos ou grandes projetos, com prazos específicos e estabelecidos, como fazer um curso de pós-graduação, mudar de emprego, de cidade ou mesmo de área de atuação. Considere sempre se o projeto agrega ou não valor, se é viável em termos de prazo ou se irá gerar retorno no tempo esperado.
  • Pense na carreira de uma forma macro – é preciso gerenciar esse portifólio de projetos dentro da sua carreira para dar a ela um rumo maior, alimentado por uma visão estratégica baseada em valores. Lembre-se que a carreira é a sua vida e deve dar sustentação primeiramente para a sua felicidade.

Essa notícia foi publicada no Portal HSM, em 07/10/2011.

Compartilhe:

Comentários