Como a tecnologia pode ajudar a reduzir custos do RH?

Data 10/10/2017
reduzir custos do RH

Sua empresa já enfrentou problemas com os dados gerados no departamento de recursos humanos? Pois saiba que é possível deixar os relatórios mais assertivos e ainda reduzir custos do RH.

Isso porque a área é responsável por lidar com um grande volume de informações, que influenciam diretamente nas despesas da companhia. Como exemplo, podemos mencionar a gestão da folha de pagamento e de benefícios, além dos custos com medicina do trabalho. Dessa forma, investir em tecnologia e na automatização desses processos pode significar diminuição de gastos com a gestão do capital humano. Confira o que dizem algumas empresas que vivenciaram esse processo:

Mais controle, menos custos

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Observando os benefícios que a tecnologia para gestão de pessoas pode trazer para as companhias, a rede de supermercados Super Vi adotou as soluções da LG lugar de gente. Segundo Robson Romeiro, responsável pela Infraestrutura e Redes do Super Vi, após implantar a Suíte Gen.te, a empresa automatizou seus processos e passou a ter mais controle sobre as informações do seu RH e facilidade em analisar os dados.

Robson relata os problemas enfrentados pelo Super Vi antes de adotar tecnologia para gestão de pessoas. “Conforme a empresa foi crescendo, os processos do RH ficaram mais onerosos e sujeitos a problemas. A ferramenta que usávamos começou a apresentar muitas falhas e dados inconsistentes. Temos um caso de um funcionário que passou seis anos recebendo a mais porque o sistema estava fazendo cálculo incorreto. Um erro que gerou um custo alto para empresa”, comenta.

Com o apoio da tecnologia, a empresa teve diversos ganhos, entre eles, reduzir custos do RH. “A Suíte da LG lugar de gente nos trouxe muitos benefícios: passamos a ter mais controle sobre variáveis importantes, como por exemplo, horas extras, faltas, atrasos de funcionários, gestão de escalas de trabalho, atributos que essenciais para cálculos da folha de pagamento e para fins rescisórios. Tudo isso contribuiu para um aumento considerável na produtividade dos nossos colaboradores e na diminuição de gastos financeiros para o Super Vi”, destaca.

Informações completas e assertivas

A matriz da sua empresa fica em outro país? Tem dificuldades em organizar as informações do seu RH de acordo com a legislação brasileira? A PSA Peugeot Citroën Brasil enfrentava muitos problemas em sua folha de pagamento por utilizar um sistema francês, já que era vinculada à sede, na França. Como esse software não contemplava algumas regras das leis trabalhistas do Brasil, a empresa trocou por um fornecedor local.

De acordo com Ramon Araújo, Gerente de Projetos e Folha de Pagamento da PSA Brasil, ao adotar as soluções da LG, a empresa passou a ter um controle efetivo em sua folha de pagamento. “Sei exatamente quanto custa cada colaborador, quanto de hora extra foi paga, quanto de encargo foi recolhido, enfim, todas as informações necessárias, com o máximo de detalhamento possível”, afirma.

Segundo o Gerente, no primeiro ano após a implantação do projeto, foram economizados mais de R$ 3 milhões com a eliminação dos custos com a folha de pagamento francesa e o provedor local de serviços. A filial brasileira também passou a ter total controle de cálculos, datas de pagamentos, férias, entre outros, o que gerou uma economia superior a R$ 1 milhão logo nos primeiros doze meses de operação. Diante desse cenário, a PSA estima que em cinco anos terá economizado cerca de R$ 15 milhões com a mudança. “Provo, através de resultados financeiros, que valeu a pena todo o investimento. Hoje, não tenho um centavo de diferença entre o que foi apurado na folha e o que foi registrado no contábil”, acrescenta o Gerente.

Saiba quais são as soluções utilizadas pela PSA Peugeot Citroën clicando aqui.

Melhor performance e autonomia

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Integrar o RH diante de fusões e aquisições pode ser um desafio para a área de gestão de pessoas das companhias. A Oi, empresa de telecomunicações, passa por constantes mudanças e, com o apoio das ferramentas de tecnologia para recursos humanos, elas não se tornam problemas. Segundo Ricardo Guedes, Gerente de Informações, Controles e Otimizações da Oi, eles contam com a Suíte Gen.te para trabalhar com a gestão de custos no intuito de melhorar a performance da organização em termos de estrutura e dimensionamento.

Uma das soluções que têm ajudado a empresa a economizar é o Gen.te Agrega – Autoatendimento. Na Oi, o Portal de Gente, como é chamado, recebe em média 6 milhões de acessos por ano. Ricardo afirma que todos os funcionários possuem acesso a esse canal que se tornou um dos principais meios de comunicação com a área de Gente e Gestão. “O software nos permite fazer uma série de segmentações, por isso, alguns serviços são direcionados para 100% dos colaboradores e outros apenas para gestores”, reforça.

E como esse portal ajuda a reduzir custos do RH? O Gerente cita um caso de sucesso da ferramenta, utilizada junto com o sistema de automatização de processos, o Gen.te Flui – Workflow. “Anteriormente, quando os colaboradores iam solicitar o auxílio creche, precisavam encaminhar os formulários preenchidos via Correios. Isso gerava um alto custo de envio, os dados demoravam a chegar para o RH, que ainda fazia a análise manualmente e só depois lançavam na folha de pagamento. Com a solução de workflow, criamos um fluxo de trabalho para esse processo e, através do portal de autoatendimento, o funcionário insere o documento escaneado, cujos dados irão automaticamente para a folha de pagamento. A digitalização dessa solicitação gerou economia de mais de R$ 300 mil por ano. ”, garante Ricardo.

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