5 tendências emergentes que vão impulsionar a inovação em TI

Confira 5 tendências de TI que estão sendo fomentadas durante este período de pandemia

Diante da pandemia global, a adesão do home office pela maioria das empresas forçou a adesão de soluções tecnológicas que permitam que as equipes trabalhem de forma remota. Como resultado, houve uma aceleração da adoção das tendências de TI. É o que aponta o estudo “6 Trends on the Gartner Hype Cycle for the Digital Workplace, 2020” da Gartner desenvolvido neste ano. 

tendências emergentes TI

A implementação das tecnologias digitais veio da necessidade de expansão do local de trabalho para além do escritório. Muitos líderes de TI sentiram essa urgência, a fim de garantir a força de longo prazo de seus negócios. 

“As pessoas são o principal ativo das empresa, então, qualquer sistema que venha para ajudar em sua gestão”, afirma Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente. 

Além disso, ele acredita que em um futuro próximo deve ocorrer um misto entre trabalho presencial e home office e, por isso, muitas tecnologias que estão sendo usadas agora devem permanecer. “Não acredito em uma volta para o modelo antigo, pois acho que se rompeu uma barreira. O tempo vai nos dizer”, reitera.

Pandemia acelerou tendências de TI

relatório da consultoria Gartner identificou algumas tendências de TI que vão impulsionar a inovação em tecnologia para os próximos 10 anos. Essas tendências vão de soluções que prometem assegurar o distanciamento social a sensores biodegradáveis.  

Em entrevista, Matt Cain, Distinguished VP Analyst da Gartner, afirmou que “de software de solução de reunião a plataformas de bate-papo corporativo e desktop-as-a-service, a pandemia rapidamente elevou muitas tecnologias digitais para um status de obrigatório”. 

Com a pressão criada pela covid-19, as tecnologias com menor maturidade também entraram para o ranking de inovação. No relatório, Brian Burke, Vice-presidente de Pesquisa da Gartner, apontou que a maioria das possibilidades emergentes vão levar de 5 a 10 anos para atingir o ápice da sua produtividade.

“Mas algumas tecnologias no Hype Cycle irão amadurecer em curto prazo e os líderes de inovação devem entender as oportunidades, particularmente nas ferramentas de transformação ou alto impacto”, concluiu.

A necessidade de substituições das atividades presenciais está aumentando o interesse nas tecnologias emergentes. Por isso, confira quais são as principais tendências de TI para o trabalho digital que os CIOs estão de olho.

1 – “Digital me”

A tecnologia está se integrando cada vez mais às pessoas e até mesmo criando novas oportunidades, como as representações digitais de nós mesmos, possíveis através dos passaportes virtuais e soluções de distanciamento social. 

E a forma como as pessoas interagem com o digital já vai além das telas dos dispositivos, usando uma combinação de modalidades de interação como voz, visão, gesto e até alterando diretamente nossos cérebros.

As tendências de TI a serem observadas incluem as de distanciamento social, passaportes de saúde, gêmeo digital da pessoa, gêmeo cidadão, multi experiência e IMC bidirecional (interface cérebro-máquina).

2 – Arquiteturas compostas

Composable enterprise é construída para responder às necessidades dos negócios de forma rápida, com recursos de negócios integrados e construídos sobre uma malha de dados flexível. 

Se precisar agilizar os processos em sua organização, fique atento também em: empresa combinável, recursos de negócios empacotados, data fabric, 5G privado, Inteligência Artificial (IA) incorporada e computadores de placa única de baixo custo.

3 – IA formativa

Algumas tendências são usadas por desenvolvedores de aplicativos e designers de Experiência do Usuário, do inglês, User Experience (UX), para a criação de novas soluções usando ferramentas preparadas para Inteligência Artificial. Outras permitem o desenvolvimento de modelos de IA que são capazes de evoluir para adaptação ao longo do tempo. Já com os mais avançados é possível gerar modelos novos que são destinados para resolver problemas específicos.

As empresas interessadas em IA devem considerar as seguintes tendências de TI:

  • Design assistido por IA;
  • Desenvolvimento aumentado de IA;
  • Ontologias e gráficos;
  • Pequenos dados;
  • IA composta;
  • Machine learning adaptativo;
  • Aprendizagem auto-supervisionada;
  • IA generativa;
  • Redes adversárias geradoras.

4 – Confiança algorítmica

Os modelos de confiança algorítmica estão em destaque, pois garantem a privacidade e a segurança dos dados, fonte de ativos e identidade de indivíduos e objetos. Além disso, a confiança algorítmica ajuda a assegurar que as organizações não sejam expostas aos riscos e custos da perda de confiança de seus clientes, funcionários e parceiros.

As tecnologias emergentes vinculadas à confiança incluem Secure Access Service Edge (SASE), privacidade diferencial, proveniência autenticada, Bring Your Own Identity, IA responsável e IA explicável.

5 – Tecnologia de Nuvem

Marcello Porto tendencias TI
Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente

O Diretor de Produtos da LG lugar de gente defende que “a adesão de soluções nuvem vai ser impulsionada, porque é fácil: você acessa de qualquer lugar”.

A tecnologia de nuvem é um grande investimento feito pelo RH de várias empresas e a pandemia colaborou para o seu crescimento. Essa solução possui muitas vantagens, como a facilidade de uso, um menor custo, a disponibilidade a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, dispõe de um alto padrão de segurança e rápido diagnóstico de problemas e soluções. 

Marcello Porto ainda assegura que “a pandemia no Brasil veio para acelerar esse processo de migração para essas tecnologias de nuvem, principalmente em RH”.

Você precisa de uma ferramenta que permita o distanciamento social, mas que ajude a aumentar a produtividade, a qualidade das informações, os resultados e que disponha de um alto padrão de segurança? Conheça a Suíte Gen.te nuvem, nossa solução completa e integra de RH.

leticia.almeida

leticia.almeida

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.