Treinar sua memória ajuda desempenho no trabalho

Data 01/06/2011

Se você é daqueles que não lembram onde deixou a pasta, esquece a hora da reunião e o nome do cliente, é melhor começar a treinar a sua memória. "É possível melhorar o desempenho de memorização por meio de exercícios e jogos", afirma uma especialista no assunto, Ana Alvarez. Segundo ela – que já escreveu dois livros sobre o tema – a falta de memória causa baixos resultados no trabalho, interferindo negativamente no rendimento profissional e pessoal.

As causas para a perda de memória são conhecidas dos trabalhadores: estresse, falta de sono e alimentação inadequada. Porém outros fatores, como ingestão de certos tipos de remédio – como ansiolíticos – podem agravar a situação. "Para o cérebro funcionar bem é preciso que a pessoa cuide de sua saúde, mas o treinamento ajuda a desenvolver", afirma Ana.

Para começar, ela recomenda que se faça um simples exercício: relembrar, ao final do dia, todas as ações realizadas ao longo da jornada. "Além disso, existem vários sites na internet que disponibilizam pequenos jogos que têm o foco específico no treino da memória."

Sobre os passatempos como Sudoku e palavras cruzadas, a especialista acredita que são positivos, mas que não resolvem sozinhos, por treinarem mais a habilidade com números e vocabulário. "Pode parecer retrógrado, mas uma ótima forma de treinar a memória é decorar coisas como a tabuada", recomenda Ana.

Essa notícia foi publicada no Estadão Online, em 27/05/2011.