Três fatores cruciais para engajar e motivar pessoas

Data 04/01/2016

Engajar uma equipe e mantê-la motivada em prol dos objetivos de uma organização é crucial para que o trabalho que levará a essas metas dê certo. Isso, no entanto, ainda é um grande desafio para muitos empreendedores, que não conseguem dominar completamente o modus operandi dessa atividade. Foi pensando justamente em auxiliar nessa questão que trouxemos a professora Marisabel Ribeiro, Consultora Sênior, Gerente no Hay Group e Professora em cursos de MBA Executivo na ESPM e FGV para falar sobre "Como engajar e motivar as pessoas".

Três fatores cruciais para engajar e motivar pessoas

Dentre os fatores apresentados por Marisabel e destacados como fundamentais para que o processo de engajamento e motivação funcione, ressaltamos três. Confira abaixo:

O que você está fazendo para motivar suas equipes?

Antes de esperar que as pessoas se motivem, avalie o que você está fazendo para engajá-las em sua causa e mantê-las motivadas para suas ações. Marisabel ressalta que muitos profissionais acabam se interessando por um projeto simplesmente por acreditarem e se sentirem realizadas de trabalharem ao lado de determinados líderes. Para exemplificar, ela cita uma declaração de Sofia Esteves, fundadora da Cia. de Talentos. A empresária conta como se surpreendeu quando descobriu que alguns dos seus colaboradores estavam na empresa principalmente por quererem trabalhar ao lado dela.

Saber aonde se quer chegar

"Deve-se conhecer a meta antes do percurso". Com essa frase do filósofo Jean-Paul Sartre, Marisabel chama atenção para outro fator. Ela ressalta que ter uma rota bem definida é fundamental para envolver outras pessoas na caminhada. 

"Ninguém se envolve, ninguém se mobiliza, ninguém se mexe se não souber para onde está indo. Quanto mais eu clareio a meta, quanto mais eu demonstro às pessoas para onde vamos, por que vamos e qual é o significado desse movimento, mais eu começo a mexer com fatores intrínsecos dessas pessoas no sentido de fazer com que elas se engajem", afirma Marisabel.

Saiba o que é importante para as pessoas

Outro fator crucial citado por Marisabel para engajar e motivar equipes é saber o que as pessoas consideram importante. Ela lembra que há um tripé de interesses dos profissionais que se repete em todas as pesquisas realizadas sobre engajamento. O primeiro ponto, segundo a professora, é o entendimento das razões pelas quais eles estão ali, envolvidos com aquele projeto. O segundo diz respeito à diferença que aquilo fará para a vida deles, do ponto de vista da aprendizagem e do crescimento pessoal. O terceiro é o que fecha a história: o ganho que terão. Nesse tópico, no entanto, é importante não limitar a visão às vantagens financeiras. Marisabel ressalta que o sentido de "ganho" é relativo e está mais relacionado à realização e ao prazer do que, necessariamente, ao dinheiro.

Essas dicas foram publicadas no site Administradores, em 01/01/2016 

Notícias relacionadas: 

Como motivar equipes em tempos de crise?

Funcionário motivado produz até 50% a mais

Sete lições para motivar e manter talentos em sua equipe

Compartilhe:

Comentários