Três passos para ser um líder melhor

Data 09/06/2014

Os oficiais da Marinha passam por um rigoroso processo de seleção, onde são treinados para dar o exemplo em tudo o que fazem. Para receber o respeito dos companheiros, eles são ensinados a realizar as mesmas tarefas designadas ao resto da equipe, só que ainda melhor. O mesmo deve ocorrer no ambiente corporativo: um bom líder deve estar envolvido inteiramente com sua equipe, sempre servindo de exemplo para o resto do time.

Os grandes líderes orientam e comandam independentemente da posição, sem necessariamente estar no topo da cadeia hierárquica. O que todos eles têm em comum é que precisam batalhar e pôr a mão na massa se não quiserem ser substituídos.

Uma matéria do site Inc. desmembrou o segredo do envolvimento de um bom líder em três atitudes:

1. Aprender
A partir do minuto em que presume que sabe de tudo, você começa a falhar. O desenvolvimento profissional faz parte de uma personalidade de liderança. Para comandar um time é necessário absorver o máximo de conhecimento possível acerca de cada área desta equipe. Ao se informar diariamente sobre o que está acontecendo ao seu redor, você tomará melhores decisões estratégicas.

2. Compartilhar
O repasse de conhecimento é uma das maiores responsabilidades de um líder. Ninguém lidera ou aprende no vácuo, então se certifique de compartilhar os acertos que o levaram a sua atual posição, como também os erros que cometeu, a fim de evitar que sua equipe caia nas mesmas armadilhas.

3. Ter humildade
Para ganhar o respeito da sua equipe, um líder deve aprender a ser liderado antes de liderar e, consequentemente, entender o significado da palavra humildade. O grupo que você lidera prosperará a partir do momento em que você concede os recursos necessários para seu sucesso. Entretanto, você só saberá quais são esses recursos se estiver caminhando lado a lado com seu time, e para isso é preciso ter humildade.

Ao gerir uma empresa, você pode se distrair com inúmeros detalhes e para manter o foco é necessário estar ciente de que o combustível do crescimento da organização é sua equipe. Com ela você vai aprender e progredir e também vai ensinar e liderar.

 

Essa dica foi publicada no site Administradores, em 04/06/2014

Comentários