Valores são determinantes para escolher uma empresa

Data 19/06/2012

Cada família tem a sua história. A partir dessa história são criados seus valores. A forma como se valoriza a educação, a relação com o outro, o respeito aos mais velhos, a forma como lida com seus recursos financeiros. Você pode nem perceber, mas cresceu com a herança de como seus avós criaram seus pais e o que eles  trouxeram de bom dessa criação. A forma de superar os desafios no dia-a-dia, doenças, aquisição de um novo imóvel, a reserva para as férias. Toda essa sua vivência desde pequeno, constituiu seus valores. E continua em construção, na sua escola, com seus professores e colegas.

Em uma empresa não é diferente. A forma como ela cresceu, se é corrupta, se tem projetos de responsabilidade social, se trata bem seus funcionários nos momentos difíceis, fazem parte da sua cultura, são os seus valores. Ora, isso sempre existiu, você pode pensar. A diferença é que hoje vivemos uma comunicação horizontalizada como nunca antes. Por isso mesmo, qualquer deslize de uma organização, em qualquer aspecto, cai rapidamente na “boca do povo”. E esse pode ser um fator determinante na hora de você decidir onde quer trabalhar.

Costumo brincar com os participantes das nossas Oficinas de Currículo que essa é a primeira geração que tem essa opção de escolha. Os rankings dos programas de trainees mais disputados, das melhores empresas para se iniciar uma carreira estão aí para afirmar que os recém-formados, hoje, querem mais do que remuneração e uma posição para trabalhar. Eles querem participar de algo que faça diferença no mundo.

Mas essa atenção com os valores não termina no ato da contratação daquela empresa tão desejada. Os seus valores, aqueles mesmos que você trouxe na sua bagagem, “do certo e o errado” vão ser fundamentais para fazer essa simbiose entre o que você pensa sobre o mundo, as pessoas, inovação, trabalho e o que já existe na empresa. Por isso é tão importante que você esteja atento ao papel da empresa na sociedade. Empresas são feitas de pessoas, e você é uma delas. Faça esse mix e colabore para um mundo melhor.

 

Essa notícia foi publicada no ClickCarreira, em 16/06/2012