
Cultivar a rede de contatos, o famoso "networking", é mostrar-se presente e disponível não apenas para uma nova vaga, mas também para trocar informações e oportunidades com outros profissionais.
Para marcar presença sem ser inconveniente, Irene Azevedo, diretora de transição de carreira na consultoria de recursos humanos LHH, diz que é preciso ser objetivo, saber o que quer e respeitar o tempo dos outros.
Vá preparado
Quando for a um encontro, tenha claro suas metas para não ficar rodeando diversos assuntos e sair da conversa sem ter passado informações relevantes sobre suas expectativas profissionais nem ter perguntado o que queria.
Use o relógio
Uma conversa com objetivo profissional tem hora para acabar. Se for no local de trabalho, deve durar entre 30 e 40 minutos. Em um café, pode se estender até 50 minutos e, em um restaurante, até uma hora e meia.
Dê um tempo
Depois de duas tentativas frustradas de marcar uma conversa, não insista. Deixe passar um tempo para tentar de novo. E, depois de uma conversa pessoal, não ligue imediatamente para o seu contato.
Engula o choro
Ao conversar com as pessoas de sua rede de contatos, não fique se lamuriando sobre sua situação atual ou sobre os problemas gerais do mundo e do país. O objetivo do networking é fazer a fila andar, não olhar para trás.
Essas dicas foram publicadas no site da Folha de São Paulo, em 06/03/2016
Notícias relacionadas:
Dez razões para investir na comunicação interpessoal
Networking ainda é mal realizado, mostra levantamento
Maioria não faz networking mesmo considerando prática importante
Comentários