Veja quatro dicas para dar uma bronca produtiva

Data 30/04/2013

"O erro é esperado e necessário", diz Caroline Pfeiffer Marinho, 37, diretora da consultoria de desenvolvimento de talentos LHH|DBM. Mas é preciso que o chefe "revisite" todo o processo com o funcionário. Juntos, eles devem chegar a uma conclusão sobre o que poderia ter sido feito de modo diferente e traçar um plano de mudança.

Veja abaixo 4 dicas de Marinho para dar uma bronca produtiva no trabalho.

PROCURE A RAIZ

Questione o funcionário sobre os motivos do erro. Isso é importante para saber se a falha foi causada por falta de conhecimento, pressa ou porque ele simplesmente não é adequado para a tarefa.

OLHE-SE NO ESPELHO

Diga claramente o que precisa ser corrigido e tome cuidado com o seu próprio estilo: não é bom ser enérgico demais e nem o chefe "friendly" de que todo mundo gosta, mas que não resolve nada.

BOLA PARA FRENTE

Trace um plano para que a situação não se repita, como definir que o funcionário vai tirar dúvidas com mais frequência, redobrar a atenção em uma situação ou adquirir um novo conhecimento.

DOSE O REMÉDIO

Pessoas diferentes pedem tons de conversa diferentes: se o profissional for mais pragmático, seja direto e rápido. Caso ele tenha perfil mais afetivo, é preciso agir com mais cuidado.

 


*Essa dica foi publicada no site Folha de São Paulo, em 28/04/2013

Comentários