Você sabia que existem vários tipos de coaching?

Data 16/02/2011

 

É possível que você já tenha ouvido falar em coaching, metodologia à qual, geralmente, as empresas costumam recorrer no intuito de aperfeiçoar e desenvolver competências e potencializar seu rendimento. Essa – a organizacional – no entanto, é apenas uma das várias formas de coaching existentes. Você conhece as outras?

Coaching Executivo

"O coaching no Brasil é recente. Somente por volta de 2003, ele começou a ganhar espaço por aqui. Mas logo ganhou bastante força no meio corporativo", explica Sulivan França, coach da Sociedade Latino Americana de Coaching.

O Coaching executivo virou uma febre em pouco tempo e praticamente todas as grandes companhias o adotaram. A ferramenta virou, em pouco tempo, uma solução ideal para empresas, que precisavam de um auxílio para trazer mais tranqüilidade e congruência para seus principais talentos.

No processo dessa modalidade, o cliente passa por uma série de etapas que priorizam o alcance de metas. O objetivo é fazer com que ele consiga manter um foco altamente produtivo profissionalmente e, ao mesmo tempo, muito satisfatório emocionalmente.

Coaching de vida

Quem nunca precisou tomar decisões importantes nessa vida? Situações assim são sempre delicadas e exigem cautela. Um pequeno detalhe pode atrapalhar todo o andamento do resultado e até colocar em risco um processo que levou anos da sua vida. É aí que entra em ação o Coaching de vida.

Consolidado no meio executivo, "com a famosa criatividade brasileira, o coaching começou a ser implantado em outras áreas", explica Sulivan. No caso do coaching de vida, o foco é o autodesenvolvimento. O objetivo é fazer com que o cliente encontre respostas e tome atitudes de acordo com as suas vontades, conscientemente, sem o nervosismo que geralmente atrapalha ainda mais as pessoas em momentos assim.

Coaching de carreira

Nesse tipo de coaching, o cliente deve avaliar o que, de fato, é importante para sua vida profissional. Com isso, será capaz de tomar atitudes e mudar ações que, antes, o faziam perder tempo e acumular estresse na louca rotina do dia-a-dia.

Coaching de relacionamento

O Coaching de relacionamento tem como principal objetivo fazer com que o cliente consiga dar um grande "upgrade" em suas relações sociais. Através dele, é possível otimizar a comunicação, a verdadeira chave do sucesso.

"Dentro de um processo de coaching de vida foi percebido que havia ali mais que problemas de profissionais, mas questões de relacionamento, ou seja, problemas pessoais interferindo no profissional", explica Sulivan.

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 14/02/2011.