5 lições de liderança que você precisa aprender com Luiza Trajano

A Presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano, cita algumas características que a fizeram ter sucesso na gestão de suas equipes

Luiza Helena Trajano é uma das três mulheres mais poderosas do Brasil segundo lista da revista Forbes. Ao longo da sua vida, Luiza sempre contou com familiares que foram exemplos de empreendedorismo, perseverança e liderança. A começar pelos tios Pelegrino José Donato e Luiza Trajano, de quem herdou o nome.

Em 1957, o casal comprou “A Cristaleira”, uma pequena loja de presentes localizada na cidade de Franca (SP). Em uma ação de marketing audaciosa para a época, eles fizeram um concurso entre os clientes através de uma rádio local para a escolha do novo nome da loja. A sugestão foi Magazine Luiza.

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Luiza Helena Trajano

Em entrevista à LG lugar de gente, ela explica como entrou para a companhia e, posteriormente, tornou-se presidente da empresa. Luiza ainda destaca algumas dicas essenciais para líderes que desejam alcançar o sucesso à frente de suas equipes. Confira!

1 – Não desista dos seus sonhos

Luiza conta que sempre gostou de dar presentes, mas não tinha dinheiro suficiente para isso. “Aos 12 anos, minha mãe, que tinha uma grande inteligência emocional, me aconselhou a trabalhar durante minhas férias escolares para conseguir o dinheiro. Ela nunca falou que eu não conseguiria ou que não poderia dar essas lembranças, mas me incentivou a conquistar meu próprio salário”, comenta a presidente do Magazine Luiza.

2 – Não tenha vergonha de quem você é

Com esse propósito, Luiza resolveu trabalhar na loja dos tios e descobriu que gostava muito de vender. “Adorei a experiência. Tive minha primeira poupança e a partir daí nasceu uma vendedora. Eu sou de uma família que não tem vergonha de falar que trabalha com vendas. Foi assim que eu peguei gosto pelo varejo”, destaca Luiza.

3 – Pratique a empatia

Luiza explica que adora lidar com pessoas e, ao contrário do que muitos dizem, essa não é uma tarefa complicada. Só que, para isso, ela acredita que é preciso parar de falar que pessoas são difíceis e começar a extrair o melhor delas. “Tudo fica mais fácil quando colocamos em prática o mantra ‘faça aos outros o que gostaria que fizessem a você’. Essa frase está impressa no crachá de todos os funcionários do Magazine Luiza. Os líderes precisam ver o talento e aquilo que o funcionário possui de positivo e trabalhar em cima disso, não apenas focar no lado negativo”, ressalta.

4 – Dê voz aos seus liderados

Para a presidente do Magazine Luiza, é essencial que a gestão esteja firmada em uma democracia, pois isso facilita e dá velocidade à tomada de decisão. “Em todas as unidades da nossa empresa, temos o conselho de colaboradores, que são eleitos pela própria equipe e atuam junto à liderança para ajudar em algumas decisões e melhorias. Com esses exemplos, quero reforçar que, na companhia, todos são fundamentais para que o resultado aconteça. É por isso que investimos em uma gestão participativa”, pontua Luiza.

5 – Não pense pequeno

Segundo Luiza, líder é aquele que leva seus colaboradores a irem mais longe do que eles conseguiriam sozinhos. Por isso, o gestor deve sempre sinalizar que as pessoas não devem pensar pequeno. “É preciso sonhar grande, mas sempre agindo com os pés no chão, dentro de suas possibilidades. Isso é válido tanto para CEOs como para executivos de RH. É preciso acreditar no potencial humano e na capacidade das pessoas, sem nunca deixar de sonhar. Sempre que queremos crescer só um pouco, geralmente não conseguimos nem chegar perto do objetivo, mas quando ousamos, com metas desafiadoras, a motivação é outra”, reforça a presidente do Magazine Luiza, ao comentar sobre boas práticas de liderança.

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Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

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