Redução das demandas operacionais. Melhoria da experiência dos colaboradores. Mais tempo para investir no desenvolvimento de talentos e atuação estratégica. Esses são alguns dos objetivos da área de gestão de pessoas que, muitas vezes, não se concretizam devido à falta de ferramentas. Por isso, a automação do RH tem se mostrado como uma solução assertiva para deixar os processos mais ágeis e simples.
Não por acaso, a digitalização tem sido uma prioridade das organizações, conforme Pesquisa Global de Riscos 2022, realizada pela PwC. O levantamento, que ouviu mais de 3,5 mil líderes brasileiros, identificou que os profissionais optam por investir em automação de processos e análises de dados. Tal dado revela a relevância do investimento tecnológico nesse setor.
Ao levar tecnologia e inovação para a gestão de pessoas, é possível reduzir burocracias e aumentar a eficiência das atividades. Isso permite que a área cuide ativamente da experiência do colaborador, da marca empregadora e atue para alcançar mais produtividade para a empresa.
Neste artigo, você vai conhecer 6 vantagens do processo de automação. Confira agora!
O que é a automação do RH?
Automação do RH é o uso de tecnologia para automatizar e simplificar as tarefas relacionadas à gestão de capital humano. Envolve a adoção de software especializado para otimizar processos como:
- Recrutamento e seleção;
- Admissão;
- Integração de novos colaboradores,
- Gestão de desempenho;
- Avaliação de competências;
- Folha de pagamento;
- Gestão de benefícios;
- People Analytics;
- Gestão de ponto;
- Saúde e segurança do trabalho;
- Desligamento;
- E outras atividades relacionadas ao departamento de RH.
Atualmente, essa prática tem se tornado cada vez mais comum nas organizações. A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano 2023, realizada pela Deloitte, indica que 56% dos líderes de RH estão redesenhando seus processos para aproveitar ferramentas digitais. Isso significa deixar o tradicional e apostar no novo.
Como automatizar os processos de RH?
Existem diversas maneiras de automatizar os processos de RH em uma organização. Dentre elas, destacam-se:
- Autoatendimento;
- Matching de candidatos;
- Chatbots;
- Digitalizar processos de contratação e admissão de colaboradores;
- Ferramentas de People Analytics para análise de dados;
- Inteligência Artificial;
- Plataformas de treinamento on-line;
- E muitas outras.
Com o apoio dessas ferramentas é possível: desafogar o RH de atividades operacionais, otimizar o desenvolvimento e melhorar a experiência colaboradores, aumentar o engajamento das pessoas, dar mais autonomia para os gestores, dentre outros benefícios. Tudo isso através de um processo de digitalização, o que torna essa integração mais ágil e simples.
A LG lugar de gente, por exemplo, conta com a LiGia bot, assistente digital com Inteligência Artificial, que interage em tempo real com os colaboradores. Ela oferece informações de autoatendimento, como recibos, informe de rendimentos e programação de férias.
Tudo isso contribui com a autonomia do colaborador e melhora a experiência proporcionada pela empresa, já que o profissional não vai depender do gestor ou do RH para ter acesso a informações importantes. Além disso, também libera o tempo RH, permitindo que a área foque em ações estratégicas.
6 vantagens de implementar a automação do RH
1. Eficiência aprimorada
A área de gestão de pessoas tem um papel primordial no desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios. Para Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, empresa com 16 mil funcionários, o investimento na digitalização do RH melhora a qualidade dos serviços.
Afinal, a automação do RH ajuda a simplificar e agilizar os processos e atividades relacionados ao gerenciamento de pessoal. Com isso, é possível economizar tempo e recursos e aumentar a produtividade dos colaboradores do RH.
2. Redução de erros
Outra vantagem é a minimização da possibilidade de erros humanos, que podem ocorrer em processos manuais. Como resultado, há menos retrabalho e tempo gasto na correção de erros.
Uliana Prado, Diretora de Gente e Cultura da Tahto, reforça essa vantagem. “Toda a tarefa de rotina fica com a tecnologia, reduzindo o nível de erros e classificando melhor o colaborador. Isso permite um RH que seja mais colaborativo para o negócio”.
Veja abaixo o case completo da Tahto:
3. Melhor experiência do colaborador
A automação do RH também possibilita uma melhor experiência para os colaboradores é outra realidade, já que permite que os colaboradores acessem informações e revisem seus benefícios de forma mais fácil e conveniente. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação e o engajamento das pessoas.
Isso é comprovado pela conquista relatada por Wainer Alberto, Gerente de Administração de Gente da Tahto. “Nossos processos eram todos manuais, morosos e bem difíceis, o que fazia com que a experiência do colaborador fosse péssima. Então, nosso principal viés foi melhorar essa experiência e, como resultado desse processo, pelo segundo ano consecutivo, conquistamos o selo ‘Melhores Empresas para Trabalhar’ do Great Place to Work”, destaca o gerente.
4. Decisões com base em dados
Chega de decisões com base em feeling. Ao automatizar os processos de RH, há a coleta e possibilidade de análise de dados em tempo real. A urgência do uso dessas informações pelos departamentos pessoais é comprovada pela pesquisa promovida pela Infojobs, de 2002.
O levantamento, realizado em maio de 2022, contou com a participação de 520 profissionais e alertou para o fato de que quase metade (48,1%) das empresas já utilizam tecnologia para analisar os indicadores de RH.
Para Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar da gente, as oportunidades são enormes. “O grande desafio é saber por onde começar e conhecer ‘sua dor’. As empresas têm um conjunto de dados muito grande, então é preciso consolidá-los e tê-los de forma assertiva, em tempo real, para ajudar na melhor tomada de decisão”, destaca.
5. Conformidade com as leis e regulamentos
As normas e regras trabalhistas brasileiras são complexas. Por isso, Sátilla Silva, Gerente de Planejamento na LG lugar de gente, ressalta a importância de contar com um sistema que facilite esse processo.
“Dados errôneos impactam o compliance das organizações. Para mitigar riscos e prejuízos, as empresas de contar com soluções de RH confiáveis, atualizadas e totalmente adequadas à legislação”, recomenda.
Ou seja, com o parceiro ideal, a automação pode ajudar a garantir que a organização esteja em conformidade com as leis e regulamentações trabalhistas, evitando penalidades e multas. As soluções da LG lugar de gente são totalmente adequadas à legislação e ao eSocial. Desde 2010, a empresa contribui com o projeto, participando do grupo piloto do governo federal. Além disso, investiu mais de 200 mil horas no desenvolvimento e atualização de seus sistemas para se adequar ao projeto.
6. Economia de custos
Por fim, a automação ajuda a reduzir os custos operacionais do RH, eliminando tarefas e erros manuais que requerem tempo e esforço. Com menos trabalho, a equipe pode se concentrar em atividades de maior valor, como o desenvolvimento de talentos de acordo com as estratégias do negócio.
Em resumo, a automação de processos de Recursos Humanos é uma prática essencial para que as organizações possam ter uma gestão mais eficiente e estratégica do capital humano. Em um mercado cada vez mais competitivo, essa prática se torna uma vantagem para as empresas, que precisam acompanhar as tendências e inovações tecnológicas para se manterem relevantes e eficientes.
Quer uma ferramenta para automação do RH da sua empresa? Conheça a solução Gen.te Agrega – Autoatendimento, da LG lugar de gente, e descubra os benefícios que essa solução pode proporcionar para a sua gestão de capital humano. Clique aqui e saiba mais.