Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Automação do RH: 6 motivos para a sua empresa adotar

Com o apoio da tecnologia, empresas conseguem simplificar e agilizar a gestão do capital humano, além de proporcionar uma boa experiência para os colaboradores. Saiba mais!

Redução das demandas operacionais. Melhoria da experiência dos colaboradores. Mais tempo para investir no desenvolvimento de talentos e atuação estratégica. Esses são alguns dos objetivos da área de gestão de pessoas que, muitas vezes, não se concretizam devido à falta de ferramentas. Por isso, a automação do RH tem se mostrado como uma solução assertiva para deixar os processos mais ágeis e simples.

Não por acaso, a digitalização tem sido uma prioridade das organizações, conforme Pesquisa Global de Riscos 2022, realizada pela PwC. O levantamento, que ouviu mais de 3,5 mil líderes brasileiros, identificou que os profissionais optam por investir em automação de processos e análises de dados. Tal dado revela a relevância do investimento tecnológico nesse setor.

Ao levar tecnologia e inovação para a gestão de pessoas, é possível reduzir burocracias e aumentar a eficiência das atividades. Isso permite que a área cuide ativamente da experiência do colaborador, da marca empregadora e atue para alcançar mais produtividade para a empresa.

Neste artigo, você vai conhecer 6 vantagens do processo de automação. Confira agora!

O que é a automação do RH?

Automação do RH é o uso de tecnologia para automatizar e simplificar as tarefas relacionadas à gestão de capital humano. Envolve a adoção de software especializado para otimizar processos como:

  • Recrutamento e seleção;
  • Admissão;
  • Integração de novos colaboradores,
  • Gestão de desempenho;
  • Avaliação de competências;
  • Folha de pagamento;
  • Gestão de benefícios;
  • People Analytics;
  • Gestão de ponto;
  • Saúde e segurança do trabalho;
  • Desligamento;
  • E outras atividades relacionadas ao departamento de RH.

Atualmente, essa prática tem se tornado cada vez mais comum nas organizações. A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano 2023, realizada pela Deloitte, indica que 56% dos líderes de RH estão redesenhando seus processos para aproveitar ferramentas digitais. Isso significa deixar o tradicional e apostar no novo.

Como automatizar os processos de RH?

Existem diversas maneiras de automatizar os processos de RH em uma organização. Dentre elas, destacam-se:

  • Autoatendimento;
  • Matching de candidatos;
  • Chatbots;
  • Digitalizar processos de contratação e admissão de colaboradores;
  • Ferramentas de People Analytics para análise de dados;
  • Inteligência Artificial;
  • Plataformas de treinamento on-line;
  • E muitas outras.

Com o apoio dessas ferramentas é possível: desafogar o RH de atividades operacionais, otimizar o desenvolvimento e melhorar a experiência colaboradores, aumentar o engajamento das pessoas, dar mais autonomia para os gestores, dentre outros benefícios. Tudo isso através de um processo de digitalização, o que torna essa integração mais ágil e simples.

A LG lugar de gente, por exemplo, conta com a LiGia bot, assistente digital com Inteligência Artificial, que interage em tempo real com os colaboradores. Ela oferece informações de autoatendimento, como recibos, informe de rendimentos e programação de férias.

Tudo isso contribui com a autonomia do colaborador e melhora a experiência proporcionada pela empresa, já que o profissional não vai depender do gestor ou do RH para ter acesso a informações importantes. Além disso, também libera o tempo RH, permitindo que a área foque em ações estratégicas.

6 vantagens de implementar a automação do RH

1. Eficiência aprimorada

A área de gestão de pessoas tem um papel primordial no desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios. Para Amaro Augusto, Gerente de Tecnologia da Informação na Solar BR, empresa com 16 mil funcionários, o investimento na digitalização do RH melhora a qualidade dos serviços.

Afinal, a automação do RH ajuda a simplificar e agilizar os processos e atividades relacionados ao gerenciamento de pessoal. Com isso, é possível economizar tempo e recursos e aumentar a produtividade dos colaboradores do RH.

2. Redução de erros

Outra vantagem é a minimização da possibilidade de erros humanos, que podem ocorrer em processos manuais. Como resultado, há menos retrabalho e tempo gasto na correção de erros.

Uliana Prado, Diretora de Gente e Cultura da Tahto, reforça essa vantagem. “Toda a tarefa de rotina fica com a tecnologia, reduzindo o nível de erros e classificando melhor o colaborador. Isso permite um RH que seja mais colaborativo para o negócio”.

Veja abaixo o case completo da Tahto:

3. Melhor experiência do colaborador

A automação do RH também possibilita uma melhor experiência para os colaboradores é outra realidade, já que permite que os colaboradores acessem informações e revisem seus benefícios de forma mais fácil e conveniente. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação e o engajamento das pessoas.

Isso é comprovado pela conquista relatada por Wainer Alberto, Gerente de Administração de Gente da Tahto. “Nossos processos eram todos manuais, morosos e bem difíceis, o que fazia com que a experiência do colaborador fosse péssima. Então, nosso principal viés foi melhorar essa experiência e, como resultado desse processo, pelo segundo ano consecutivo, conquistamos o selo ‘Melhores Empresas para Trabalhar’ do Great Place to Work”, destaca o gerente.

4. Decisões com base em dados

Chega de decisões com base em feeling. Ao automatizar os processos de RH, há a coleta e possibilidade de análise de dados em tempo real. A urgência do uso dessas informações pelos departamentos pessoais é comprovada pela pesquisa promovida pela Infojobs, de 2002.

O levantamento, realizado em maio de 2022, contou com a participação de 520 profissionais e alertou para o fato de que quase metade (48,1%) das empresas já utilizam tecnologia para analisar os indicadores de RH.

Para Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar da gente, as oportunidades são enormes. “O grande desafio é saber por onde começar e conhecer ‘sua dor’. As empresas têm um conjunto de dados muito grande, então é preciso consolidá-los e tê-los de forma assertiva, em tempo real, para ajudar na melhor tomada de decisão”, destaca.

5. Conformidade com as leis e regulamentos

As normas e regras trabalhistas brasileiras são complexas. Por isso, Sátilla Silva, Gerente de Planejamento na LG lugar de gente, ressalta a importância de contar com um sistema que facilite esse processo.

“Dados errôneos impactam o compliance das organizações. Para mitigar riscos e prejuízos, as empresas de contar com soluções de RH confiáveis, atualizadas e totalmente adequadas à legislação”, recomenda.

Ou seja, com o parceiro ideal, a automação pode ajudar a garantir que a organização esteja em conformidade com as leis e regulamentações trabalhistas, evitando penalidades e multas. As soluções da LG lugar de gente são totalmente adequadas à legislação e ao eSocial. Desde 2010, a empresa contribui com o projeto, participando do grupo piloto do governo federal. Além disso, investiu mais de 200 mil horas no desenvolvimento e atualização de seus sistemas para se adequar ao projeto.

6. Economia de custos

Por fim, a automação ajuda a reduzir os custos operacionais do RH, eliminando tarefas e erros manuais que requerem tempo e esforço. Com menos trabalho, a equipe pode se concentrar em atividades de maior valor, como o desenvolvimento de talentos de acordo com as estratégias do negócio.

Em resumo, a automação de processos de Recursos Humanos é uma prática essencial para que as organizações possam ter uma gestão mais eficiente e estratégica do capital humano. Em um mercado cada vez mais competitivo, essa prática se torna uma vantagem para as empresas, que precisam acompanhar as tendências e inovações tecnológicas para se manterem relevantes e eficientes.

Quer uma ferramenta para automação do RH da sua empresa? Conheça a solução Gen.te Agrega – Autoatendimento, da LG lugar de gente, e descubra os benefícios que essa solução pode proporcionar para a sua gestão de capital humano. Clique aqui e saiba mais.

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Conteúdos relacionados

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.