Capacitação dos colaboradores: por que investir em treinamentos digitais?

Saiba como a oferta de um desenvolvimento personalizado é cada vez mais fundamental para o desempenho da sua organização e por que o uso do treinamento on-line vai além da pandemia

Sua empresa investe na capacitação dos colaboradores? Garantir que os talentos da companhia estejam performando da melhor forma é um dos desafios do RH. Nesse cenário, os treinamentos digitais se tornaram imprescindíveis dentro dos esforços de desenvolvimento de qualquer organização. No entanto, é a perspectiva de um aprendizado desenhado cuidadosamente para as necessidades de cada funcionário que vem ganhando cada vez mais destaque.

Diante da disseminação massiva de informação, a Diretora de Educação e Inovação da Fundação Dom Cabral, Roberta Campana, reforça a importância da personalização da capacitação dos colaboradores.

“Com a quantidade de informação que temos, o funcionário acha que ele tem que conhecer de tudo e saber de tudo. Isso não é real, não é efetivo. Ninguém consegue fazer isso e se fizer não faz bem. Quando você busca coisa demais, fica sabendo superficialmente sobre elas e não se aprofunda”, alerta a especialista.

Mais do que isso, em um cenário de incerteza, característico do mundo VUCA e potencializado pelos impactos da pandemia, a capacidade de estabelecer trilhas de conhecimento específicas é ainda mais fundamental.

“Para mim a palavra de ordem é foco, senão a gente alimenta a ansiedade de conhecer sobre muita coisa. E onde tem ansiedade não tem espaço para aprendizagem”, avalia Roberta.

Por que usar trilhas de conhecimento?

A verdade é que ao investir nesse modelo, a organização se torna capaz de aprimorar pontos específicos de cada colaborador ao mesmo tempo em que acompanha de perto os resultados, dando um objetivo real aos esforços de desenvolvimento.

Para o Vice-Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, o cruzamento de dados é capaz de provar a relação direta desse modelo de capacitação com o resultado da organização.

“Conseguimos mostrar que fazendo a capacitação dos colaboradores de maneira adequada, entregando da forma certa e individualizada e mensurando ao longo do tempo não só como foto, mas como filme, você consegue de fato ter uma performance comprovadamente melhor. Obviamente, pessoas capacitadas, com mais informação e com conteúdo de qualidade tendem a ter uma performance melhor”, afirma Felipe.

Mais do que oferecer treinamentos digitais personalizados, é preciso estar atento à qualidade dos conteúdos disponibilizados para os colaboradores. Para apoiar as empresas nesse desafio, a LG lugar de gente se juntou à Fundação Dom Cabral, apontada pelo Financial Times como uma das 10 melhores escolas de negócio do mundo, para ofertar trilhas de conhecimento preparadas por profissionais renomados por meio de experiências digitais e metodologias de gamificação do Gen.te Aprende – Treinamento.

O valor da aprendizagem on-line

Esse impacto positivo no desempenho do negócio deve servir de motor para um ciclo virtuoso de adoção do modelo de trilhas de conhecimento e aprendizagem on-line. Segundo Roberta Campana, fica cada vez mais evidente a necessidade desse formato e a possibilidade do acesso virtual.

Para a especialista, a simples escolha entre interações síncronas (que reproduzem a experiência do treinamento presencial) e assíncronas já serve para ampliar o acesso a esse conhecimento de forma considerável.

Roberta Campana capacitação colaboradores
Roberta Campana, Diretora de Educação e Inovação da Fundação Dom Cabral

Indo além, Roberta explica que a empresa alcança todo seu quadro de colaboradores de forma realmente eficiente ao levar o aprendizado para o ambiente virtual e inserir trilhas de conhecimento adaptadas a cada necessidade.

Obviamente, esse movimento tem uma relação estreita com o momento de pandemia, mas sua aplicação vai muito além de períodos de crise que limitam a reunião de pessoas em uma sala de aula.

“Fazemos para todos tudo que vai ser mais comum e depois direcionamos em trilhas, que podem ter o híbrido do virtual com o presencial, ou só virtual. Vai depender muito da empresa, da dispersão geográfica, do objetivo que ela tem com esse processo de desenvolvimento. Bem como da disponibilidade de tempo das pessoas, dos rituais da organização, tudo isso tem que ser levado em conta para desenhar essa jornada”, esclarece Roberta.

Já para Felipe Azevedo, a possibilidade de reunir diferentes meios em uma estratégia de capacitação pensada com base em usuários específicos é um valor que não pode ser ignorado. “Temos o curso e-learning tradicional, uma leitura, um podcast, um vídeo, um webinar, um game, realidade virtual etc. Hoje o leque é muito amplo de como podemos aprender”, completa ele.

Suporte adequado

Apesar de apontar os benefícios do modelo baseado em trilhas de conhecimento a partir do desenvolvimento on-line, Roberta ressalta a importância de ter desafios e responsabilidades bem definidos na capacitação dos colaboradores.

“Acho que é um papel compartilhado do processo de desenvolvimento. Certamente é do líder dessa pessoa e é importante que ele esteja alinhado não para controlar, mas para ajudar a desenvolver, para inserir esse indivíduo em projetos que vão impulsionar e alavancar o processo de desenvolvimento dele”, pontua.

Ainda assim, a especialista reconhece que esse ainda não é o perfil do líder universal. É isso que reforça a importância de compartilhar a tarefa com o RH e com parceiros especializados para que a adesão ao formato traga os resultados buscados.

Felipe Azevedo capacitação colaboradores
Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente

“Se tem alguém cuidando do processo de desenvolvimento, em termos de conteúdos e trilhas, é sinal de que tem um parceiro de educação”, afirma ela.

Seguindo no mesmo sentido, Felipe Azevedo ressalta que a parceria com a Fundação Dom Cabral resulta em uma solução com conteúdo de qualidade, pronto para ser utilizado de imediato, focado em assuntos atuais e capazes de atender ao momento delicado que o mercado enfrenta.

“Agora, a gente tem uma oferta de conteúdo de prateleira de qualidade para um público abrangente. Dando certo, vamos ter outros temas, para abranger outros públicos. É um piloto que estamos fazendo para ter conteúdo pronto, com o respaldo de uma instituição de referência, apoiando ainda mais nesse momento de pandemia”, completa.

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leticia.almeida

leticia.almeida

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