Por que investir em colaboradores de diferentes gerações?

Credicard compartilha resultados que a empresa teve após abrir vagas para pessoas com mais de 50 anos

Quando há investimento em colaboradores de diferentes gerações, tanto a empresa quanto os trabalhadores saem ganhando. É o que indica o relatório “Novo Pacto Social: Empregadores Amigáveis a Todas as Idades”, promovido pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com o Aegon Center for Longevity and Retirement (ACLR) e o Transamerica Center for Retirement Studies.

No estudo, lançado em fevereiro de 2021, foram consultados mais de 14 mil trabalhadores e 1,6 mil aposentados. Com participação de 15 países, o levantamento prova que a inclusão multigeracional já é uma tendência global.

Segundo dados da pesquisa, o Brasil se mantém em 4º lugar no ranking de países com empresas mais bem preparadas para ambientes de trabalho multigeracionais. Apenas 28% das companhias participantes não possuem ações para a inclusão de pessoas de diferentes gerações.

Desde 2020, a Credicard, empresa do grupo Itaú Unibanco, tem promovido uma iniciativa nesta direção. Em parceria com a Maturi, organização voltada à empregabilidade de pessoas maduras, e o programa Itaú Viver Mais, o projeto tem como objetivo incentivar a inclusão e desenvolvimento de pessoas no mercado de trabalho, promovendo um ambiente mais plural.

Priscilla Ciolli, Superintendente da Credicard, fala sobre a importância de investir em pessoas de todas as idades e explica como funciona o projeto. Confira:

Programa Credicard 50+

Para manter a equipe ainda mais forte, Priscilla conta que a Credicard iniciou um movimento em busca de ampliar a diversidade, principalmente no que diz respeito a faixas etárias.

“Primeiramente, a ideia era equilibrar experiência e conhecimento, com a contratação de dois colaboradores com mais de 50 anos em um projeto de estagiários seniores. O resultado foi muito positivo, o que nos motivou a expandir o processo de variedade etária criando essa parceria com o Itaú Viver Mais e a plataforma Maturi. Abrimos seis vagas para colaboradores acima de 50 anos. O projeto intitulado Credicard 50+ foi lançado em dezembro de 2020”, conta.

A profissional defende que uma companhia diversa dispõe de maior capacidade para alcançar melhores resultados: “Além de auxiliar empresas com um olhar diversificado, essas pessoas contribuem com uma grande bagagem profissional e pessoal que pode ser explorada de diferentes formas, beneficiando toda a jornada com nossos clientes de todas as faixas etárias”, argumenta.

O processo seletivo foi um sucesso e teve mais de 2.300 candidatos às vagas. “Identificamos que pessoas com experiências ricas e com carreiras extensas estiveram entre as inscritas, um sinal de que talentos muito bons estão tendo poucas oportunidades no mercado atual. A contratação de profissionais maduros é muito mais do que estratégica: é fundamental para as empresas que querem continuar em desenvolvimento agora e no futuro”, ressalta ela.

Visão dos colaboradores

Segundo Priscilla, os profissionais 50+ farão parte do quadro da empresa e entrarão em um ambiente previamente preparado para recebê-los. “A parceria com a plataforma, que é especialista no tema de diversidade etária, também inclui uma campanha de inclusão e sensibilização para toda a equipe Credicard”, relata.

Como já possuem estagiários maiores de 50 anos, a Superintendente conta que a iniciativa tem gerado bons resultados e repercutido de forma benéfica entre os funcionários. “Nossa experiência com os estagiários seniores tem sido muito positiva e os colaboradores da Credicard entenderam a necessidade dessa mudança e integração”, revela.

Por fim, o projeto também tem refletido na marca empregadora, gerando valor àqueles que trabalham na Credicard. “Vemos um sentimento de orgulho por serem parte de um movimento de diversidade tão importante”, comemora Priscilla.

Quer conferir outras boas práticas de gestão de pessoas que trazem resultados positivos para as empresas? Clique aqui, preencha o formulário e faça o download gratuito da nova edição da Revista Huma.

Gerciane de Almeida Borges Matos

Gerciane de Almeida Borges Matos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.