Como escolher um software de HCM?

Conheça quais são os atributos que devem ser levados em consideração na hora de decidir por um parceiro de gestão de capital humano

Adquirir um sistema de HCM deve estar no radar de grande parte dos departamentos de RH. Afinal, segundo o último relatório de Tendências de Gestão de Capital Humano, da Deloitte, 56% das companhias pesquisadas estavam redesenhando sua estrutura de gestão de pessoas em busca de aproveitar melhor as ferramentas digitais e móveis. Outros 41% estavam construindo ativamente aplicativos para oferecer os serviços de RH.

Em contrapartida, de acordo com Josh Bersin, Fundador da Bersin by Deloitte, a decisão de qual fornecedor selecionar é complexa. “A maioria das empresas demora meses, ou até anos, nesse processo, porque sente que essa definição vai ter um impacto radical em toda população empregada”, afirma o especialista.

HCM

Pensando nisso, separamos alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de contratar um software de HCM e que podem ajudar o seu RH nesse desafio. Vamos lá?

Conheça o seu cenário e o mercado

Para dar início, é importante conhecer a sua realidade e em qual nível de amadurecimento de processos a sua organização se encontra. Depois, olhe para o mercado. Quais são as melhores condutas? O que especialistas estão dizendo sobre o assunto?

Felipe Azevedo, Vice-presidente e Diretor de HCM da LG lugar de gente, aconselha que as empresas busquem um parceiro com profundo conhecimento de processos de gestão de pessoas e boas práticas. “E que tenha, de fato, uma postura consultiva”, complementa Felipe.

Além disso, tenha claro a resposta à pergunta “Quais problemas eu quero resolver com a aquisição dessa solução?”.

Avalie o que o software oferece

Imagine as atividades de gestão do capital humano separadas, cada uma com uma interface ou acopladas em plataformas totalmente diferentes. Segundo o vice-presidente, essa não é uma alternativa. “O sistema precisa ser integrado e totalmente nas nuvens, que reúna, em dashboards, indicadores e analitycs com insights para tomada de decisão por gestores e RH”, afirma ele.

Além disso, dê preferência aos sistemas nativos, pois um software brasileiro tem mais aderência à cultura, possui suporte local com mais agilidade e disponibilidade. “Sem contar a flexibilidade para customizações e o possível atendimento especializado”, comenta o diretor de HCM.

Outros pontos que valem a pena serem avaliados são a experiência ao usuário e a portabilidade da ferramenta, se atende em mobile e desktop.

Envolva outras áreas

Na sua companhia, quantas áreas precisam ser envolvidas quando o assunto é sistemas de gestão de pessoas? Na maioria das vezes, estamos falando de pelo menos TI, RH e alta gestão, como Presidência ou Conselho Administrativo. Lembre-se de incluí-los desde o início do processo.

Para Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, não adianta um grupo escolher o sistema se ele será usado por outro. “Sempre envolva os responsáveis pela utilização e sustentação do produto”, avalia Marcello.

Recomendação do sistema

Por fim, Felipe Azevedo sugere que o player escolhido tenha referências de mercado e uma base de clientes relevante. Nesse momento, vale a pena avaliar as premiações do setor, como o TOP 500 HCM, organizado pela Apps Run The World, que classifica e analisa os 500 maiores fornecedores de software de Gestão do Capital Humano do mundo por suas receitas anuais, em 21 setores e 22 segmentos, em três grupos principais: Núcleo de RH , Aquisição de Talentos e Gerenciamento da Força de Trabalho. Esse levantamento acontece desde 2003.

A pesquisa é realizada com base nas informações financeiras das empresas no ano anterior. O relatório fornece insights sobre as companhias e informações contextuais sobre quais tipos de software corporativos e outras tecnologias relevantes estão em execução e crescimento no mercado de RH.

Pelo segundo ano consecutivo, a LG lugar de gente está no ranking, e, agora, mais bem posicionada. “Isso mostra nosso crescimento, com mais clientes e mais receita, e também que temos um sistema de HCM ainda melhor. É o reflexo da estratégia acertada em investir no desenvolvimento dos nossos produtos e adquirir empresas ‘best of breed’ para compor a solução completa e integrada para RH”, comemora Felipe.

Ao ser perguntado sobre as expectativas da LG com sua oferta HCM, o vice-presidente destaca: “Nosso objetivo é gerar maior engajamento nos colaboradores e aumentar a produtividade das empresas, alinhando as melhores estratégias para gestão de pessoas com ferramentas práticas, fáceis de usar, atrativas e que trazem resultados mensuráveis”, conclui ele.

Quer conhecer melhor a solução de HCM da LG lugar de gente? Clique aqui e agende uma reunião com um de nossos consultores comerciais.

Caroline Fernandes

Caroline Fernandes

Relações Públicas por formação, há mais de 7 anos estudando sobre RH, inovação e a tecnologia como catalisadora para aprimorar os processos de gestão do capital humano. Inspirada pela filosofia de Simon Sinek, acredito que entender de pessoas é entender de negócios. Junte-se a mim para explorarmos como elevar a gestão de pessoas e negócios a novos patamares.

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.