5 dicas para automatizar o processo de orçamento de pessoal

Data 17/08/2020
dicas orçamento de pessoal

Por que o orçamento de pessoal é tão relevante para qualquer organização? Independentemente do segmento de atuação, essa atividade impacta o fluxo de caixa das companhias e, consequentemente, seus resultados financeiros.

Por exemplo, em empresas que atuam no ramo de prestação de serviços, é muito comum os maiores custos serem com a folha de pagamento. Imagine então o risco que um orçamento de pessoal mal planejado pode trazer para esse perfil de organização?

É por isso que não dá para arriscar e realizar essa crítica atividade de forma manual ou em sistemas genéricos. Mas como selecionar o software ideal? Que premissas devem ser avaliadas?

O Diretor de Produtos da LG lugar de gente, Marcello Porto, lista algumas dicas que devem ser seguidas antes de selecionar uma solução de tecnologia para apoiar essa atividade:

1 – Simulação de cenários e cargos

dicas orçamento de pessoal

Essa funcionalidade permite que o usuário da ferramenta analise as variáveis de custo previamente e o reflexo dela no resultado da empresa.

Por que essa ação é fundamental?

Através dela, a empresa consegue visualizar como as movimentações, desligamentos, reajustes, incorporações salariais, dentre outras ações impactarão o resultado.

Outra característica de um software ideal é a possibilidade de incluir no orçamento os cargos e centros de custo que não existem hoje, mas que a empresa planeja criar no ano seguinte.

2 – Forecast/tendências

Outro ponto fundamental de um sistema de orçamentação de pessoal é se ele permite que o usuário confronte orçado x realizado. Para isso, é necessário que o software seja integrado à folha de pagamento, já que os dados são extraídos de lá.

marcello porto orçamentação de pessoal

Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente

Através dessa funcionalidade, é possível fazer o cálculo de tendências com base nas informações atualizadas da folha de pagamento. Isso possibilita ao operador confrontar os dados orçados e antecipar os possíveis desvios de orçamento, assim como permite que os gestores corrijam ajustes necessários antes que eles tenham consequências mais sérias.

“O acompanhamento de tendências permite que a empresa tome, em caso de alterações, ações de correção, o mais cedo possível, evitando o estouro do orçamento previsto e consequentes prejuízos nos resultados”, destaca Marcello Porto.

3 – Integração com a folha de pagamento

Por falar nisso, Marcello destaca que é imprescindível que os dados da folha de pagamento conversem com a solução de orçamento de pessoal.

“Dessa forma, a empresa conseguirá fazer simulações, bem como o planejamento e acompanhamento dessa tarefa com informações sólidas e confiáveis, evitando que o trabalho seja feito tendo por base fatos desatualizados ou apenas médias”, completa.

4 – Orçamento de pessoal colaborativa

Marcello pontua que o uso de uma ferramenta de automatização permite a descentralização do orçamento de pessoal e garante que as regras estabelecidas na criação do orçamento sejam cumpridas. Já que, dessa forma, o gestor não terá liberdade para alterar qualquer parâmetro estabelecido pela governança da empresa, oferecendo assim ganhos de compliance e produtividade.

“Essa funcionalidade encurta o processo, facilita o engajamento dos envolvidos na orçamentação e traz segurança, visto que eles trabalham com dados sólidos e automatizados, eliminando todo o risco do trabalho manual ou em sistemas genéricos”, reforça.

5 – Flexibilidade

Diferente do modelo de regras de cálculos tradicionais de sistemas de orçamento corporativo, o módulo de orçamento de pessoal precisa ter máquinas de cálculos extremante flexíveis, que permitam simulações de cenários altamente complexos.

“A complexidade de cálculos de simulação de orçamento de pessoal, considerando as regras nacionais, faz com que ferramentas de orçamento corporativo sejam inviáveis para esse fim”, comenta Marcello Porto.

Como é feito o orçamento de pessoal da sua empresa? Você já sabe quais os itens que não podem faltar em um planejamento como esse? Então clique aqui e saiba mais. Se precisar de uma solução para apoiar você nessa atividade, conheça o Gen.te Planeja – Orçamento de Pessoal.