Digitalização das empresas é exigência do mercado

Data 30/10/2018
digitalização

“A transformação digital ocorre desde que passamos a utilizar computadores na década de 40”. É nisso que Marcelo Boarin, Diretor de Tecnologia da BTCC, acredita. Ele foi um dos participantes do ebook “CIOs inspiradores: histórias e lições de grandes executivos de TI do Brasil”, organizado pela LG lugar de gente para celebrar o Dia do Profissional de TI, comemorado em 19 de outubro.

Visivelmente apaixonado pela profissão, Boarin acredita que a missão de um profissional de TI e Telecom no mundo corporativo é analisar os problemas e oportunidades para gerar evolução ou criar algo novo no ambiente tecnológico, que atenda aos objetivos da empresa, de uma forma mais rápida, econômica e com alta qualidade.

Tecnologia e seus desafios

Com a popularização do uso da tecnologia, no final dos anos 90, surgiu o que Boarin aponta como o maior desafio da profissão: lidar com o fato de que todos acham que conhecem de tecnologia. Para o profissional, a famosa “transformação digital” não seria um fenômeno recente, como muitas pessoas acreditam. Ele defende que o que tem levado as companhias a investirem cada vez mais na digitalização é a grande demanda do cliente, que tem ao seu alcance dispositivos (smartphone, notebook, tablet, smartwatch etc.) conectados o tempo todo, e que através deles compartilha suas experiências, expondo informações das empresas ao mercado consumidor.

tecnologia

O Diretor afirma que esse cenário cria desafios complexos para as empresas, profissionais de TI e, sobretudo, CIOs. “Há uma cobrança por constantes inovações e existe na mídia uma diversidade de fornecedores e soluções. Por isso, o CIO deve ser capaz de organizar sua infraestrutura, definir claramente seus padrões e saber o momento exato para perceber que uma aplicação em uso está obsoleta, a fim de não inviabilizar os custos de sua área”.

Boarin acredita que nos próximos anos a digitalização nas companhias será ampliada. “Prosseguiremos conectando mais dispositivos, que gerarão mais dados, trazendo a possibilidade de termos sistemas mais inteligentes. Deixaremos de ver empresas que não utilizam soluções de TI em todos os seus processos”, destaca.

7 dicas de Marcelo Boarin para os líderes de TI

 

MARCELO BOARIN_BTCC_digitalização das empresas

Marcelo Boarin, Diretor de Tecnologia da BTCC

  1. Conheça sua empresa e se relacione muito bem com todos os líderes de outras áreas.
  2. Conheça o mercado que sua organização está inserida e saiba quem é o cliente da sua empresa.
  3. Conheça seus fornecedores e crie um excelente processo para que eles sejam parceiros de negócio.
  4. Defina e divulgue claramente os processos e a estrutura da sua área.
  5. Estude como viabilizar financeiramente os projetos estruturantes de tecnologia.
  6. Retenha os melhores recursos humanos, internamente ou através de fornecedores.
  7. Crie uma cultura de time vencedor.

Gostou das dicas? Confira mais lições de carreira de Marcelo Boarin e de outros líderes de TI no ebook “CIOs inspiradores: histórias e lições de grandes executivos de TI do Brasil”. Faça o download gratuito clicando aqui.