Engajamento dos colaboradores está entre os fatores de sucesso de um negócio, revela pesquisa

Data 17/04/2018
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Aumentar o engajamento dos funcionários tornou-se uma prioridade para a alta direção das companhias. É o que aponta o levantamento global “The Impact of Employee Engagement on Performance”, realizado pela Harvard Business Review Analytic Services, em 2017. O tema aparece junto aos demais fatores que os líderes de negócios consideram fundamentais para o sucesso de uma organização, sendo eles: alcançar um alto nível de atendimento ao cliente, comunicação eficaz e uma forte liderança executiva.

Segundo o estudo, os líderes empresariais sabem que ter uma força de trabalho engajada é essencial para crescimento e sobrevivência das companhias. Eles reconhecem que colaboradores envolvidos com a empresa podem aumentar a inovação, a produtividade e melhorar os resultados do negócio, reduzindo os custos relacionados à contratação e retenção em mercados de talentos altamente competitivos.

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A pesquisa descobriu que embora a maioria dos líderes entendam a importância do engajamento, eles consideram que os funcionários de suas organizações não são altamente engajados. Quase metade dos entrevistados, 48%, disseram que suas empresas compreendiam uma mistura de colaboradores engajados e desengajados, 28% achavam que havia muitos trabalhadores desengajados e apenas 24% consideravam a maioria de seus talentos altamente engajados.

Entretanto, foi constatado que muitas empresas acham difícil avaliar o engajamento dos colaboradores e seu impacto nos resultados financeiros. Menos de 50% dos líderes disseram que conseguem medir efetivamente o nível de envolvimento dos funcionários com métricas de desempenho de negócios.

Segundo o estudo, o grupo de empresas que considera o engajamento uma prioridade utiliza alguns meios para gerar e medir o envolvimento dos colaboradores. São eles:

1- Pesquisas

Essas empresas dedicam recursos significativos para a elaboração de criteriosas pesquisas de engajamento com os funcionários, que vão além da medição da “satisfação”. Eles analisam os dados para identificar o que está funcionando e o que causa insatisfação nos talentos. Os resultados desses levantamentos são usados para estabelecer as estratégias e políticas das companhias.

2- Alinhamento de objetivos

Para esse grupo de companhias, é importante garantir que o alinhamento de metas esteja ocorrendo em todos os níveis da organização e seja bem comunicado. Funciona da seguinte maneira: a alta direção define e comunica os objetivos de negócios, os gerentes de nível médio são responsáveis por criar objetivos específicos para os funcionários e os colaboradores recebem as condições e ferramentas necessárias para ter sucesso em suas atividades, além de autonomia e responsabilidade para atingir metas tangíveis alinhadas com os objetivos corporativos.

3- Dados

Boa parte dos respondentes que priorizam o tema utilizam dados concretos para alavancar iniciativas de engajamento e melhorar o desempenho dos colaboradores, como a satisfação do cliente e pesquisas de feedback que verificam o Net Promoter Score (NPS). Em seguida, eles vinculam os resultados vencedores a programas de reconhecimento para reforçar o alinhamento e as atividades ligadas ao desempenho.

Com informações em tradução livre da Harvard Business Review.

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